Home Portal Notícias Coronavirus PT aciona governo para criação de novos leitos de UTIs

PT aciona governo para criação de novos leitos de UTIs

2 min read
0

Paralisado pela falta de medidas diante do estresse submetido ao Sistema Único de Saúde (SUS) pela pandemia do Covid-19, o governo Bolsonaro é alvo de nova ação popular, movida pela deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidenta nacional do PT. Ela entrou com um pedido na Justiça Federal do Paraná para que obrigue o Ministério da Saúde a adotar providências que permitam a abertura de leitos de UTI “permanentes ou temporários”, por meio da montagem de novos hospitais de campanha, e a criação de uma lista única de leitos, a ser controlada pelo governo federal.

Gleisi reclama que a política adotada pelo governo tem se restringido à habilitação de leitos de UTI, através de repasses de valores aos estados e municípios. “Ainda assim, até agora foram habilitados menos de 3 mil leitos, o que demonstra evidente deficiência na prestação dos serviços básicos a cidadãos que já estão doentes e, em breve, procurarão – em vão – as portas dos hospitais públicos”, critica, enfatizando: “Serão condenados à própria morte”.

“Na contramão de toda a mobilização nacional, o governo federal, além de se demonstrar vacilante acerca da política a ser adotada no enfrentamento ao Covid-19, também se apresenta omisso no que tange a abertura de novos leitos para cuidar de pacientes que venham a ser acometidos pela doença”, argumenta. Ela lembra que o país já tem mais de 100 mil infectados, e que os 3 mil leitos são claramente insuficientes para atender à população.

 

Por PT Nacional

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Bolsonaro mente ao dizer que nada pode fazer se salário mínimo está baixo

Em mais um desatino mostrando que nada entende de economia, o presidente da República, Jai…