Home Portal Notícias Coronavirus Crise econômica é culpa de Bolsonaro e não do coronavírus, afirma líder do PT

Crise econômica é culpa de Bolsonaro e não do coronavírus, afirma líder do PT

7 min read
0

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), rebateu hoje (16) a tese do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro de que a economia brasileira está em frangalhos por causa da pandemia de coronavírus e da decisão de governadores e prefeitos de adotar o isolamento social para enfrentar o problema, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). “A pandemia apenas agravou os problemas de um modelo errado adotado por Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes”, disse Verri.

Graças ao modelo neoliberal adotado no Brasil desde o golpe que derrubou a presidenta Dilma Rousseff, há quatro anos — primeiro com Michel Temer e agora aprofundado por Bolsonaro e Guedes — , o país só tem colhido notícia ruim, assinalou o líder do PT. “Hoje são 40 milhões de pessoas desempregadas ou na informalidade, o PIB cresceu só 1,1% no ano passado, recursos para a educação foram e continuam sendo cortados, um verdadeiro desastre”, denunciou o líder.

Ataque contra o povo

Para o líder do PT, um aspecto preocupante é que os neoliberais no Congresso unem-se a Bolsonaro para usar a pandemia de coronavírus “para aumentar a exclusão social e concentrar ainda mais a renda no País”. Em sua análise, com algumas matérias aprovadas no Congresso — como a Medida Provisória 905, que precariza ainda mais os direitos trabalhistas – o Brasil deverá sair da pandemia com um povo “ainda mais empobrecido e os milionários mais ricos”.

“É um país que caminha para trás, com um presidente despreparado e incompetente”, lamentou. Verri observou que a queda do ministro da Saúde, Henrique Mandetta, trocado por um médico do setor privado totalmente inexperiente em saúde pública, é reflexo do caos que domina o governo Bolsonaro. “É um governo inoperante, incompetente, que não consegue fazer andar a máquina pública”.

O líder denunciou que prefeituras e governos estaduais não têm recebido os “bilhões de reais” que o governo anunciou para mitigar a crise agravada pela Covid-19. Não há recursos para comprar equipamentos de proteção aos profissionais da saúde e nem instalar UTIs. “Se Bolsonaro não tem competência, que saia, o Brasil não merece um presidente tão incompetente”, recomendou o líder do PT.
Quadro sombrio

Ele recordou que o Sistema Único de Saúde (SUS) foi severamente prejudicado pela Emenda Constitucional 95, que congelou investimentos públicos nas áreas sociais. Só nos últimos dois anos foram quase R$ 22 bilhões a menos no SUS. “Tudo resultado da prática neoliberal e dos golpistas que alegaram que a derrubada de Dilma ia levar o Brasil a dias melhores”, ironizou Enio Verri. “O Brasil mudou sim- para pior, como mostram todos os dados econômicos e sociais”.

O líder do PT acusou o governo Bolsonaro de agir, inclusive na presente pandemia, de olhos apenas no grande capital, desprezando o povo, as micro e pequenas empresas e a agricultura familiar. Esses setores econômicos são os que mais geram emprego e renda, observou Verri, mas estão desamparados, pois o governo não age em socorro deles. ”Em plena pandemia, os bancos, inclusive o BNDES, sobem os juros”.

Golpe contra a democracia

O parlamentar observou que em quatro anos de neoliberalismo implantado no País à custa de um golpe, a crise se agigantou, levando ao empobrecimento da população e ao enriquecimento desmedido das elites que apoiaram o golpe contra Dilma. Ele citou como exemplo as diferentes reformas trabalhistas patrocinadas por Temer e Bolsonaro.

“As reformas retiraram direitos, reduziram o poder aquisitivo da população e a demanda no País, provocando também aumento dos lucros dos bancos e a dependência do capital internacional”, afirmou Enio Verri. “Portanto, a crise atual decorre de um modelo errado, não da pandemia de coronavírus.

O líder do PT lamentou que a imagem do País seja a pior de todos os tempos no cenário internacional desde a posse de Bolsonaro. “Passamos vergonha com Bolsonaro, que é motivo de piada mundo afora, e temos um papel vexatório com um chanceler (Ernesto Araújo) desqualificado. Bolsonaro não sabe o que fazer no cargo”.

Redação PT na Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Zé Neto apresenta projeto que garante computador para estudantes pobres de escolas públicas durante a pandemia

O deputado Zé Neto (PT-BA) apresentou um projeto de lei na Câmara (PL 3.699/20), com a coa…