Home Portal Notícias Coronavirus Proposta de petista proíbe bancos de sacar recursos da renda emergencial de pessoas devedoras

Proposta de petista proíbe bancos de sacar recursos da renda emergencial de pessoas devedoras

4 min read
0

O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) quer impedir que os bancos saquem recursos de pessoas devedoras e que serão beneficiadas pela lei que criou a Renda Básica Emergencial (Lei no 13.982, de 2 de abril de 2020). Ele apresentou uma emenda ao projeto de lei 873/2020, que trata de alterações da lei da ajuda emergencial e está na pauta de hoje (8) da Câmara dos Deputados. “Como a lei que instituiu o benefício não explicitou claramente essa vedação, a emenda visa a proibir o expropriação do dinheiro emergencial por parte dos bancos; isso não pode acontecer em hipótese alguma”, alertou o deputado.

Confisco

A emenda diz: “É vedado qualquer desconto dos valores desse benefício para fins de quitação de saldo negativo ou débito programado em conta, ou quaisquer eventuais dívidas, sendo válido o mesmo critério para a qualquer tipo de conta bancária em que houver opção de transferência pelo beneficiário.”

Para Alencar Santana, a ação de alguns bancos contras beneficiários da renda emergencial configura um “confisco cruel”. Alencar lembrou que na terça-feira (7) muitas pessoas que foram aos bancos atrás dos recursos foram surpreendidas com a seguinte mensagem: “Lembre-se: Caso exista saldo negativo ou débito programado nesta conta, o lançamento do auxílio pode ser utilizado para quitação”.

Pandemia

O parlamentar observou que se a pessoa estiver sem trabalho e sem renda, atingida pelo agravamento da crise econômica provocado pela pandemia de coronavírus, e for devedora de banco, pela lógica dos banqueiros a ajuda emergencial poderá ser retida, prejudicando milhões de brasileiros em situação precária.

“Dessa forma, o sistema bancário, campeão de lucros, parece ignorar que benefício foi criado para garantir a sobrevivência das famílias nesse período crítico, enquanto mantivermos o isolamento social para salvar vidas”, disse o deputado. Ele acrescentou que os bancos “já estão recebendo ajuda do governo, antes mesmo que o povo”.

Leia a íntegra da proposta:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1875093&filename=EMP+2+%3D%3E+PL+873/2020

 

Leia mais:

Câmara aprovou renda emergencial; saiba como obter os benefícios

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Oposição denuncia Weintraub ao governo dos EUA

Os seis partidos de oposição na Câmara dos Deputados (PT,PCdoB,PSOL,PSB,PDT e Rede) encami…