Home Portal Notícias Coronavirus Faltam leitos de UTI no País, denuncia Alexandre Padilha

Faltam leitos de UTI no País, denuncia Alexandre Padilha

5 min read
0

O ex-ministro da saúde, deputado Alexandre Padilha (PT-SP) destacou na Comissão do Coronavírus da Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (2), que é preciso requisitar leitos do setor privado para o Sistema Único de Saúde (SUS) e que todos os leitos de UTI precisam estar a serviço dos usuários do SUS.

Padilha apresentou o projeto de lei (PL 1316/2020) que visa normalizar a atuação do poder público no que tange à requisição de recursos hospitalares para o SUS provenientes de leitos de UTI privados para o enfrentamento de situações de grave ameaça à saúde pública em momentos de pandemias, epidemias e emergências de saúde pública declaradas. O objetivo é minimizar o impacto de potencial colapso do sistema público em relação ao enfrentamento da Covid-19.

Pelo PL, a requisição de leitos, alas ou a totalidade das unidades de saúde ficarão à disposição do SUS a depender da necessidade e conveniência da administração púbica. Além de obrigar, durante a pandemia, a rede particular a informar a disponibilidade de leitos, bem como a atual ocupação, e os critérios de internação e alta, conforme estabelecido pela autoridade de saúde. Ficam sujeitos à multa caso não informem.

“Permite que os gestores estaduais, municipais e o Ministério da Saúde façam a requisição dos leitos que são exclusivos do setor privado. Já temos marco legal para isso. Estou fazendo a proposta para aprimorar a lei”, explica o parlamentar.

Pesquisa

O deputado comentou sobre o estudo feito por especialistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e pelo secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, que aponta o cenário do Brasil em relação aos leitos durante a pandemia do coronavírus. “O estudo mostra a realidade clara, que mantida a progressão atual, nós vamos ter falta de leito de UTI em nosso País sobretudo no setor público”, alerta.

De acordo com Padilha, na pandemia de influenza em 2009 o Brasil tinha 8 mil leitos de UTI disponíveis no SUS. No período de 2009 a 2015 houve uma expansão e hoje o País tem 22,5 mil leitos de UTI disponíveis. “Embora tenha tido essa expansão, sabemos que faltam leitos de UTI no SUS, sobretudo em várias regiões do País”, finalizou.

Veja o vídeo:

FALTAM LEITOS DE UTI NO PAÍS

FALTAM LEITOS DE UTI NO PAÍSO deputado Alexandre Padilha (PT-SP) destaca que todos os leitos de UTI precisam estar a serviço dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). É preciso requisitar leitos do setor privado para o SUS. Veja o vídeo com o ex-ministro da Saúde do Governo Dilma Rousseff.

Posted by PT na Câmara on Thursday, April 2, 2020

 

Lorena Vale

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Condenação de Gabrielli pelo TCU é clara injustiça

A decisão de ontem (15 de abril) do Tribunal de Contas da União, que condenou o ex-preside…