Home Portal Notícias Coronavirus Pandemia: Helder Salomão defende aumento de alíquota sobre lucro de bancos para auxiliar trabalhadores

Pandemia: Helder Salomão defende aumento de alíquota sobre lucro de bancos para auxiliar trabalhadores

3 min read
0

A crise provocada pelo Covid-19 vai atingir em cheio a economia do País, tendo como principais alvos os trabalhadores e os pequenos empreendimentos que correm o sério risco de abrirem falência. Diante dessa realidade, o deputado federal Helder Salomão (PT-ES) apresentou projeto de lei que defende o aumento da alíquota sobre o lucro líquido de bancos, a fim de ajudar esse público que terá queda brusca em seus rendimentos.

O PL 940/20 defende que aumente para 35% a alíquota da Contribuição Sobre Lucro Líquido de instituições financeiras (CSLL), e que esse valor seja integralmente revertido para programas de renda mínima e para o atendimento de saúde de pessoas contaminadas pelo coronavírus.

De acordo com a proposta do parlamentar capixaba, o aumento da alíquota ficará em vigência até o final de 2020, de forma a garantir recursos para a recuperação econômica destes trabalhadores e empreendedores impactados pelo Covid-19, como exemplo proprietários de pequenos negócios fechados e funcionários demitidos.

Risco financeiro

O deputado Helder entende a delicadeza do momento e a amplitude do problema que ultrapassa a questão da saúde, por isso defende uma medida que socorra quem está em risco financeiro. “É um momento de crise que precisa ter a contribuição daqueles que têm os maiores lucros. Nos últimos anos o lucro das maiores instituições financeiras foram da ordem de quase R$ 60 bilhões, o que garante aumentarmos a fatia de contribuição sem comprometer a saúde financeira destas instituições”, defendeu o parlamentar.

Para amenizar os danos da pandemia do coronavírus, o deputado Helder Salomão já apresentou uma série de projetos que buscam garantir benefícios fiscais, isenções e renda mínima para trabalhadores formais e informais, bem como para micro e pequenas empresas.
Assessoria de Comunicação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Câmara aprova orçamento de guerra e cria condições para o governo ter agilidade no combate ao Covid-19

A Câmara aprovou nesta sexta-feira (3) a proposta de emenda à Constituição (PEC 10/20), qu…