Home Portal Notícias Coronavirus Carlos Veras repudia qualquer possibilidade de redução de salários: “é inconstitucional”

Carlos Veras repudia qualquer possibilidade de redução de salários: “é inconstitucional”

4 min read
0

O deputado federal Carlos Veras (PT-PE) rebateu, na manhã deste domingo (22), às notícias que levantaram a hipótese de redução de salários de servidores públicos para combater os efeitos da crise causados pelo novo coronavírus (Covid-19). “Repudio qualquer tentativa de redução de salário de servidores e trabalhadores. A medida é inconstitucional e vai na contramão do que o mundo tem feito para amparar e tranquilizar a população”, afirmou o deputado em sua rede social.

O parlamentar lembra que a Constituição Federal, em seu inciso XV do artigo 37, diz que “os subsídios e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis”.

Ele defende como alternativas mais justas e eficazes, nesse momento,  a taxação das grandes fortunas e a suspensão do pagamento da dívida pública.

Metade da riqueza brasileira (R$ 8 trilhões) está concentrada em apenas 1% da população. Segundo economistas, as famílias que ganham mais de R$ 320 mil ao mês pagam impostos entre 2,5% e 3% desse valor, enquanto a classe média arca com 15% de tributos. “Vamos lutar para impedir qualquer redução salarial, até por que terá efeito contrário: menos dinheiro circulando na economia e menos dinheiro para contração de serviços, prejudicando ainda os mais pobres”, explicou Carlos Veras.

Contrassenso

Carlos Veras acrescenta que, além disso, a medida diverge das alternativas adotadas por outros países que também estão na luta contra a pandemia do coronavírus no sentindo de garantir emprego e renda à população. “Inclusive, medidas sociais adotadas pelos Estados Unidos, país mais capitalista do mundo, e idolatrado pela família Bolsonaro”, exemplificou.

Iniciativa privada

O deputado também já havia se manifestado totalmente contrário à proposta do governo federal em reduzir a jornada e o salário das trabalhadoras e trabalhadores da iniciativa privada.  “É urgente socorrer as empresas, especialmente as pequenas, desonerar os empresários, para garantir a manutenção dos empregos. O Brasil tem as condições necessárias para enfrentar o coronavírus sem prejudicar a população, que já está apreensiva diante deste momento tão incerto e delicado”, afirmou.

Carlos Veras enfatizou ainda que o Brasil tem reservas internacionais e alternativas como as sugeridas por ele. “O momento exige, especialmente de nós, legisladores e governantes, responsabilidade e tomada de decisões acertadas”, finalizou.

 

Assessoria Parlamentar

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Líder do PT aponta Bolsonaro como representante da morte e Lula como defensor da vida do povo brasileiro

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Elvino Bohn Gass (RS), afirmou durante discur…