Home Portal Notícias Artigos Governos federal e estadual precisam tomar medidas mais efetivas contra o coronavírus

Governos federal e estadual precisam tomar medidas mais efetivas contra o coronavírus

5 min read
0

A pandemia de coronavírus (Covid-19) chegou forte ao Brasil nessa semana. Nesta quarta-feira (18) o País já contabiliza 350 infectados, com a primeira morte confirmada de um idoso de 62 anos, na cidade de São Paulo. Outra morte foi confirmada na cidade do Rio de Janeiro. Em Mato Grosso 15 pessoas estão sendo monitoradas, e um caso já foi confirmado em Rondonópolis.

‘A doença chegará em Mato Grosso, mas não com a eficácia de grandes centros como a capital paulista, em função do nosso verão quente e seco, mas ela chegará’, conforme nos informou o conceituado infectologista, Ives Cuiabano Scaff, em entrevista a um site de Cuiabá.

Para retardar a propagação do Covid-19 em nosso Estado, o governador Mauro Mendes editou decreto suspendendo as aulas na rede estadual de ensino entre o próximo dia 23 de março e o dia 05 de abril. Além disso, o governo suspendeu a participação de servidores em atividades de capacitação, treinamento ou eventos.

Também ficaram suspensos eventos realizados pelo Estado em ambientes fechados com público superior a 200 pessoas. O governo recomendou que não sejam realizados eventos por parte do setor privado.

Mauro Mendes também determinou que servidor público estadual com suspeita de contaminação deve ficar em isolamento domiciliar e os que retornarem de viagens internacionais, que tenham tido contatos com pessoas contaminadas ficarão pelo regime de teletrabalho por 14 dias.

No que se refere aos procedimentos de saúde, o decreto define requisição administrativa de serviços de saúde, profissionais de saúde e equipamentos e autorização para realização de despesas, para aquisição de bens/serviços/insumos de saúde, com dispensa de licitação. Entretanto, não específica por exemplo quantos leitos de UTI o Estado reservará para atendimento de pacientes com Covid19, nem quantos novos leitos serão criados caso o vírus se dissemine com mais rapidez.

Ainda não há nenhuma propaganda do governo do Estado circulando na Televisão aberta, visando informar a população sobre os efeitos da pandemia e a necessidade da prevenção. Informar a população para que evite aglomerações, festas ou contato físico, além de medidas de higiene é essencial para reduzir a transmissão. Medidas orientativas para pais que ficarão com seus filhos em casa, nessas duas semanas de suspensão das aulas, também é de extrema importância. É essencial que o governo faça essas orientações imediatamente, via grande mídia.

Precisamos de ações unificadas dos entes federados, cuidados especiais com os mais vulneráveis: idosos, moradores de rua, portadores de doenças crônicas, enfim, os governos federal e estadual precisam garantir a vida da nossa população.

Professora Rosa Neide é deputada federal (PT-MT)

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT lança plataforma de apoio ao projeto Mais Bolsa Família

O Partido dos Trabalhadores lança nesta quinta-feira, 24, uma plataforma de apoio ao proje…