Home Portal Notícias Helder Salomão é eleito para a mesa diretora do Conselho Nacional de Direitos Humanos

Helder Salomão é eleito para a mesa diretora do Conselho Nacional de Direitos Humanos

4 min read
0

Na manhã desta quinta-feira (13), o deputado federal Helder Salomão (PT-ES) tomou posse como conselheiro do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e foi eleito, por unanimidade, para compor a mesa diretora da instituição, na vaga deixada pela procuradora federal Deborah Duprat que ocupava a vice-presidência do Colegiado e foi substituída pelo procurador federal Ailton Benedito.

As vagas na mesa diretora do CNDH são do conselheiro e não da instituição, desta forma com a troca da representante da PGR no conselho o cargo foi considerado vago. A composição da Mesa é paritária, três cargos do poder público e três representantes da sociedade civil.

O deputado Helder e o defensor público da União Renan Vinícius Sotto Mayor foram eleitos pelos demais conselheiros para as duas vagas do poder público.

Salomão é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal (CDHM), espaço utilizado pelo parlamentar para lutar em defesa das minorias, público alvo de violações de direitos.

De acordo com o deputado, a experiência de presidir Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados foi uma oportunidade “de conhecer mais profundamente a luta por dignidade e respeito no Brasil e de fortalecer a resistência contra as violações de direitos humanos, principalmente praticadas por autoridades brasileiras”.

Com a eleição para compor a mesa diretora do CNDH, o parlamentar terá atuação ainda mais próxima dos movimentos sociais e vai qualificar ainda mais a sua participação no parlamento na pauta dos direitos humanos. “Vou poder me dedicar mais na defesa de todos aqueles que estão sendo vítimas dos absurdos praticados por este governo e pelos violadores de direitos humanos no País”, declarou Helder, que finaliza falando sobre seu sentimento ao ser eleito. “Estou muito feliz por compor este colegiado e poder lutar em favor daqueles que mais precisam”, comemorou o deputado petista.

Além da eleição para os cargos da Mesa, os conselheiros também elegeram o novo Presidente do colegiado, cargo que será exercido pelo defensor público da União Renan Sotto Mayor.

 

Assessoria de Comunicação

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT e PSOL cobram do governo Bolsonaro explicações sobre ‘boquinha’ para irmãos Weintraub na OEA e no Banco Mundial

O deputado Rogério Correia (PT-MG) e a deputada Áurea Carolina (PSOL-MG) protocolaram hoje…