Home Portal Notícias Petistas destacam importância histórica do encontro entre o Papa Francisco e Lula

Petistas destacam importância histórica do encontro entre o Papa Francisco e Lula

6 min read
0

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na terça (11) para Roma, onde se encontrará com o Papa Francisco, no Vaticano, nesta quinta-feira (13). No encontro intermediado pelo presidente da Argentina, Alberto Fernandez, Lula debaterá entre outros assuntos, as desigualdades sociais, a intolerância, o combate à fome e à miséria e o processo de injustiça e perseguição jurídica (lawfare) sofrida pelo ex-presidente brasileiro.

Para os parlamentares da Bancada do PT na Câmara Patrus Ananias (PT-MG), Padre João (PT-MG) e Odair Cunha (PT-MG), o encontro entre os dois líderes mundiais, que dedicam suas vidas pelas causas sociais e lutam por justiça e igualdade entre os povos, é de uma simbologia ímpar.

O deputado Patrus disse que é muito importante que todos lembrem que há um ponto de encontro entre a política e a tradição cristã naquilo que ela tem de maior e mais permanente – também sintetizada pelo Papa Francisco – que são os valores éticos relacionados com a vida, com a justiça, e com a dignidade da pessoa humana. “Então, é fundamental nesse momento, esse encontro, essa síntese entre a tradição cristã e os compromissos de uma boa política a serviço dos interesses coletivos”, analisou o petista.

Ex-ministro de Combate à Pobreza e à Fome no governo Lula, Patrus destacou a convergência de ideias de Lula e do Papa Francisco em defesa dos oprimidos. “Eles têm pontos convergentes muito fortes. O compromisso com os pobres, com a justiça social e com uma política a serviço da vida e do bem comum que foi a marca do governo do nosso presidente Lula”, disse, orgulhoso.

O deputado Padre João observou que esse momento é importante por se tratar de duas maiores lideranças políticas do mundo. Ele lembrou que de um lado, o presidente Lula provou ao mundo que é possível reduzir a pobreza, a desigualdade e promover o desenvolvimento sustentável e erradicar a fome e a miséria. Do outro lado, explica o deputado, o Pontífice com sua Carta Encíclica – “Laudato Si” ou Louvado Seja, que critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável, e faz um apelo aos cristãos para cuidar da criação e não ignorar as feridas da Mãe Natureza.

Padre João fez questão de destacar uma frase do Papa Paulo VI reproduzida pelo Papa Francisco no encontro Mundial da Juventude: “A política é forma sublime de exercer a caridade”.

Profeta

Já o deputado Odair Cunha afirmou que o Papa Francisco tem uma “posição de profeta” quando denuncia as injustiças no mundo, e ao criticar e combater o uso do aparelho de Estado para perseguir pessoas e disseminar o ódio. Esse encontro, segundo ele, “é um gesto de profetização do Papa em receber o presidente Lula”.

Pelo Twitter o deputado Pedro Uczai (PT-SC) escreveu que a notícia que repercute esta semana no mundo, na América Latina e no Brasil, é o maior líder religioso do mundo, o Papa Francisco receber o ex-presidente Lula para discutir a pauta da economia e da fome no mundo, da miséria e da pobreza. O parlamentar lembrou que quando Lula foi presidente do Brasil desenvolveu o maior programa do mundo em redução da pobreza e da miséria. “Por isso que o Papa Francisco recebe o ex-presidente Lula, para discutir o futuro do planeta”.

 

Benildes Rodrigues

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas cobram votação de PDL para sustar resolução do Conama que acaba com medidas de proteção ambiental

Parlamentares da Bancada do PT reivindicaram na sessão remota desta terça-feira (29) a vot…