Home Portal Notícias Manchetes Cultura brasileira é cantada em prosa e verso em sessão solene na Câmara

Cultura brasileira é cantada em prosa e verso em sessão solene na Câmara

7 min read
0

A cultura brasileira foi celebrada, homenageada em verso e prosa pela Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (13). Ao som da viola caipira dedilhada pelo músico Chico Nogueira, o Hino Nacional brasileiro ecoou em forma de grito de liberdade de uma Nação rica em diversidade e manifestação cultural.

“Esse é o momento em que podemos revigorar as nossas forças e determinação, respeitando a alegria, a criatividade, a diversidade e o acúmulo de conhecimentos e emoções que somente a cultura pode proporcionar ao povo brasileiro”, afirmou a presidenta da Comissão de Cultura, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), em discurso de abertura da sessão solene por ela requerida.

A poesia contida nos versos de Geraldo Vandré (Para não Dizer Que Não Falei das Flores), Pixinguinha (Carinhoso), Índios (Renato Russo), Paulo Vanzolin (Cuitelinho), entre outros, além de emocionar a plateia, serviu de apelo para o momento crucial pelo qual passa o setor cultural do País.

“O momento em que vivemos nos remete aos regimes mais totalitários da história da humanidade, a um período de sombras, de censura e do cerceamento da liberdade de expressão”, alertou Benedita sobre as ações impostas pelo governo de Jair Bolsonaro ao setor no ano de 2019, principalmente com a extinção do Ministério da Cultura.

Segundo a deputada, áreas como a cultura, a ciência e a pesquisa “sofreram um ataque sem tréguas e romperam conquistas da civilização ocidental, como a democracia, a tolerância, o humanismo e o saber”.

Para Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura do governo da presidenta Dilma Rousseff, o Brasil passa por tempos instáveis, polarizados e preocupantes. “Nos dias atuais, por todas as partes especialmente no Brasil, vozes e grupos procuram atacar a ciência, a cultura, a arte e o regime democrático, buscando impor o medo e cercear a criatividade e a solidariedade humana”, reclamou Juca Ferreira.

Expressão Cultural

Em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores, a deputada Erika kokay (PT-DF) disse que não é à toa que integrantes do atual governo ficam tão nervosos e se sentem ameaçados com as expressões culturais. “A expressão cultural faz da gente seres humanos. Muitas vezes quando não há qualquer tipo de luz, é através da cultura que a gente vai apontando o signo dos avanços, o avanço da própria humanidade. Todo ato de criação é um ato de libertação, é um ato de liberdade. Nós continuamos criando”, afirmou a parlamentar.

Em seu discurso, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) celebrou e homenageou os artistas que segundo ela, emprestaram as vozes, o talento da moda de viola para falar de amor e ao mesmo tempo defender direitos. “Ao entrar neste plenário vocês trouxeram o Brasil com seus ritmos, na sua forma de ser. Vocês não trouxeram as gravatas aqui, ainda que elas existam, e que bom! Mas vocês trouxeram o rosto, a indumentária, a viola e a forma de existência do povo trabalhador brasileiro do campo e da cidade, que tem todo o direito a uma Constituição que lhes garanta direitos. Nós não queremos que a Constituição seja rasgada, que as liberdades sejam impedidas e que o povo não tenha expressão”, destacou Rosário.

O deputado Airton Faleiro (PT-PA) disse que as músicas que contagiaram, os discursos e pronunciamentos revelam que está em jogo a tentativa do desmonte, não apenas do Ministério da Cultura, das instituições federais que apoiam a cultura. “O que está em jogo é uma tentativa de destruição da capacidade das nossas expressões culturais reagirem contra o desmonte do Brasil. Eu diria aos nossos artistas, que precisamos continuar cantando, dançando, expressando e contando ao povo brasileiro – através da cultura – que nós não vamos aceitar a destruição do Brasil”.

Foto: Lula Marques

Assista a íntegra da sessão solene:

SESSÃO SOLENE em homenagem à Cultura Brasileira.A sessão foi requerida pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que preside a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.#PT #Cultura #BeneditadaSilva

Posted by PT na Câmara on Thursday, February 13, 2020

 

Benildes Rodrigues

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

TCU determina que Ministério da Saúde apresente plano estratégico de combate à pandemia

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nessa quarta-feira (21), que o Ministério d…