Home Portal Notícias Manchetes Denúncias de infrações éticas e corrupção explodem no governo Bolsonaro

Denúncias de infrações éticas e corrupção explodem no governo Bolsonaro

2 min read
0

As denúncias de infrações éticas e conflitos de interesses explodiram durante o primeiro ano de governo Jair Bolsonaro na Comissão de Ética da Presidência da República. No total, foram 1.340 casos em 2019, um aumento de 66% em relação aos 803 casos registrados em 2018, sob governo Michel Temer.

“Percebe-se o incremento no número de processos em função do novo mandato e do perfil das autoridades que ingressaram nos cargos de alto escalão, uma vez que muitas foram convidadas a eventos custeados pela iniciativa privada”, diz relatório da comissão, divulgada pela coluna Painel, da Folha de S.Paulo, na edição desta quinta-feira (30).

O documento revela ainda que a capacitação de agentes públicos em gestão da ética desabou sob Bolsonaro: 1.339 contra 3.438 no ano anterior.

Apesar do aumento dos casos, apenas duas sanções foram aplicadas: ao ex-presidente do Iphan Kátia Bogéa –em agosto, por usar carro oficial supostamente sem amparo legal– e Abraham Weintraub (Educação) – nesta semana, por comparar Lula e Dilma Rousseff a entorpecentes. Em 2018, a comissão havia aplicado seis sanções.

Por Revista Fórum

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Líder do PT requer informações de Paulo Guedes sobre cessão de carteira de crédito de R$ 2,9 bi do BB para o BTG Pactual

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), protocolou hoje (15) requerimento de informações…