Home Portal Notícias Ineficiência de Bolsonaro leva 500 mil brasileiros à fila do Bolsa Família

Ineficiência de Bolsonaro leva 500 mil brasileiros à fila do Bolsa Família

5 min read
0

De acordo com reportagem do jornal O Globo (27/01), em apenas um ano, o programa Bolsa Família voltou a enfrentar um antigo problema. A fila de pessoas aguardando pelo benefício saltou de zero, patamar que se encontrava desde 2018, para 494.229 famílias em junho de 2019.

São famílias cujo perfil de renda é compatível com o programa e já estão cadastradas — mas continuam na miséria e sem a ajuda de R$ 89 por pessoa. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, após quatro meses de demanda junto ao Ministério da Cidadania, que só liberou a informação depois de determinação da Controladoria-Geral da União (CGU).

A presidenta do PT Nacional, deputada Gleisi Hoffmann (PR), usou suas redes sociais para denunciar que o presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, fazem economia em cima dos pobres. “Volta da fila no principal programa de erradicação da pobreza é fruto de cortes dos beneficiários. Desigualdade e desemprego crescem e o povo volta a passar fome. É o novo normal do Brasil sob Bolsonaro e Guedes, fazem economia em cima dos pobres”.

Para a deputada Margarida Salomão (PT-MG), o Brasil está parado, não há governo. “Apagão. Não há governo. Há lunáticos administrando o País. O resultado é esse. O País está parando. E parando nos serviços que mais importam à população. O povo pobre não terá mais direito à aposentadoria, nem ao Bolsa Família. Inaceitável”, afirmou a deputada.

A política econômica do governo privilegia os mais ricos, escreve o deputado Henrique Fontana (PT-RS). “A ineficiente política econômica do governo Bolsonaro, que privilegia os mais ricos e afeta diretamente os mais pobres, traz como grande consequência aumento da fila de espera do Bolsa Família, que saltou de zero para quase 500 mil famílias”.

“Umas das coisas mais lindas que eu vi no governo do PT foi saber que muitas famílias que entraram no programa Bolsa Família conseguiram se emancipar e abriram mão do programa. Hoje, infelizmente, vejo essa tragédia que o governo Bolsonaro jogou o Brasil, o que forçou, em 2019, quase 500 mil famílias, sem emprego e sem perspectiva, procurarem o programa Bolsa Família em busca de sobrevivência”, lamentou a deputada Benedita da Silva (PT-RJ)

A reportagem aponta ainda que entre janeiro de 2018 e maio de 2019, a média mensal de novos benefícios concedidos era de 261.429. Desde junho, esse número caiu drasticamente, e hoje está em 5.667.

Governo do caos

Além do caos no Bolsa Família, o governo Bolsonaro já conseguiu colocar 3 milhões de brasileiros na fila do INSS e minou a credibilidade do Enem, com erros na correção das provas, entre outros exemplos de falhas administrativas.

 

Lorena Vale com Brasil 247

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Flávio Bolsonaro divulga vídeo falso sobre a morte do miliciano Adriano, denuncia Jorge Solla

O deputado Jorge Solla (PT-BA) usou a tribuna da Câmara nessa terça-feira (18) para destac…