Home Portal Notícias Procuradoria acolhe representação de Padilha contra Roberto Alvim, por apologia ao nazismo

Procuradoria acolhe representação de Padilha contra Roberto Alvim, por apologia ao nazismo

3 min read
0

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) acatou nesta terça-feira (21) a representação feita pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP) contra o então secretário especial da Cultura do governo Bolsonaro, Roberto Alvim. O ex-secretário fez apologia ao nazismo ao citar, em vídeo de divulgação do Prêmio Nacional das Artes, trecho de um discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Hitler.

A procuradora federal Deborah Duprat encaminhou a representação – assinada também pelo ex-reitor da Universidade de Brasília José Geraldo de Souza, pelo ex-procurador-geral do Estado de São Paulo Márcio Sotelo Felippe, pela arquiteta Clara Levin Ant e pelo advogado Patrick Mariano Goes –  à Procuradoria da República no Distrito Federal.

“Decisão importante da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão hoje, dando encaminhamento à representação que nós fizemos, junto com outros companheiros, sobre aquele episódio absurdo protagonizado pelo então secretário Roberto Alvim, na sua apologia ao nazismo”, comemorou Padilha.

O deputado enfatizou ainda que contra “o discurso de ódio e evocação ao nazismo”, a PFDC defendeu a representação que solicitou o enquadramento do ex-secretário para responsabilidade criminal.

Na representação, os propositores da ação pedem ainda a revisão das nomeações feitas por Alvim enquanto ele esteve à frente da pasta e a revogação imediata do edital que instituiu o Prêmio Nacional de Cultura.

“Vamos acompanhar os próximos passos da Procuradoria-Geral da República e da justiça para que a gente contenha de vez qualquer avanço do nazismo em nosso País”, afirmou Padilha.

Para acessar o documento da Procuradoria, clique aqui

Benildes Rodrigues

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas questionam no Ministério Público transferência do acervo da Fundação Palmares para prédio com avarias

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara entraram com ações na Procuradoria-Geral da Repúb…