Home Portal Notícias Após nota afoita do Itamaraty, deputados sugerem manifestação da Comissão Representativa do Congresso sobre situação do Oriente Médio

Após nota afoita do Itamaraty, deputados sugerem manifestação da Comissão Representativa do Congresso sobre situação do Oriente Médio

3 min read
0

Os deputados Rubens Otoni (PT-GO) e Enio Verri (PT-PR), que integram a Comissão Representativa do Congresso Nacional para este período de recesso legislativo, sugeriram ao colegiado que se manifeste em relação à posição do Brasil frente a situação do Oriente Médio.

O motivo principal que justifica essa proposta, explicam os parlamentares, é a posição precipitada do Brasil em relação ao episódio. O Itamaraty emitiu nota de apoio à operação militar dos Estados Unidos, na semana passada, que resultou na morte do general iraniano Qasem Soleimani, no aeroporto de Bagdá, capital do Iraque. A nota prejudicou a imagem do Brasil no exterior e teve como consequência um pedido de explicações do governo Irã, que convocou o embaixador brasileiro no país para uma reunião.

No texto sugerido à Comissão Representativa, os parlamentares pedem que seja reafirmada “a posição histórica da República Federativa do Brasil no sentido de se posicionar, em suas relações internacionais, pela solução pacífica dos conflitos, a busca da paz e a prevalência dos direitos humanos, entre outros, princípios expressamente albergados no texto da Constituição Federal”.

A nota propõe ainda que fique “expresso o compromisso da República Federativa do Brasil com a solução não militar da controvérsia vigente”.

O presidente e o vice-presidente da Comissão, respectivamente o senador Lasier Martins (Podemos/RS) e o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) vão analisar o requerimento e devem se pronunciar a respeito nos próximos dias.

Confira a íntegra do texto:

Requerimento à Comissão Representativa (PDF -612Kb)

PT na Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Parlamentares do PT denunciam Paulo Guedes e Rogério Marinho à PGR por longas filas no INSS

Os deputados Paulo Pimenta (PT-RS), líder do PT na Câmara, Enio Verri (PT-PR) e Rui Falcão…