Home Portal Notícias Parlamentares do PT comemoram formação do governo de centro-esquerda na Espanha

Parlamentares do PT comemoram formação do governo de centro-esquerda na Espanha

5 min read
0

Deputadas e deputados da Bancada do PT na Câmara saudaram, nesta terça-feira (7), a confirmação de Pedro Sanchez (PSOE) como primeiro-ministro da Espanha e a formação do governo numa coalizão de centro-esquerda. O maior desafio do novo governo será taxar os mais ricos e diminuir os impactos da reforma trabalhista neoliberal feita pela direita na década passada.

A votação que garantiu a investidura de Sanchez foi apertada: 167 votos a favor, 165 contrários e 18 abstenções. O principal aliado do Partido Socialista Operário Espanhol no comando do Executivo será o Unidas Podemos, liderado por Pablo Iglesias.

O líder da Bancada do PT, Paulo Pimenta (PT-RS), considerou a decisão uma grande novidade positiva para o mundo. “Grande dia para a Espanha e para o mundo! A marcha da história segue avançando com a afirmação dos direitos dos povos à dignidade! Parabéns PSOE e Podemos”, comemorou o líder no seu Twitter.

Na mesma rede, a deputada Margarida Salomão (PT-MG) citou uma frase de Pedro Sanchez durante na qual ele chama de “coalizão do apocalipse” a alternativa que teria o Vox, partido de extrema-direita, na composição do governo. “Esta coalizão progressista é o melhor antídoto contra a coalizão do apocalipse”, disse o líder do PSOE. “Uma compreensão correta, válida para a Espanha, válida para um breve futuro no Brasil”, acrescentou a deputada.

Representante do Brasil no Parlamento do Mercosul, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) também celebrou a notícia. “Confirmado o que já era previsto, a vitória da coalizão de esquerda na Espanha. Felicitaciones Pedro Sánchez, líder do PSOE, e Pablo Iglesias, líder do Podemos. Que as propostas progressistas desse novo governo levem aos espanhóis dignidade e esperança. ¡Adelante!”, escreveu o parlamentar paranaense.

União e esperança

“A união da esquerda na Espanha possibilitou a formação de um governo progressista que lutará por justiça social e preservação dos Direitos Humanos, um exemplo para o mundo na luta contra o fascismo”, declarou o deputado José Guimarães (PT-CE).

“Hoje nasce um novo tempo de moderação, progresso e esperança. Para Espanha e para o mundo. Parabéns pela formação do governo de coalizão, Pedro Sánchez”, registrou o deputado Henrique Fontana (PT-RS).

Para o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), a Espanha “começa a avançar contra essa maré neoliberal e reacionária” que vem “destruindo países, atacando democracias e retirando direitos”. Monteiro também se disse confiante de que isso poderá ocorrer em breve no Brasil. “Uma frente de esquerda que traz esperança ao povo. Nossa hora também chegará! Venceremos o obscurantismo que nos cerca”, enfatizou o mineiro.

Rogério Tomaz Jr.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Trincheira de resistência dos movimentos sociais, Comissão de Direitos Humanos da Câmara completa 25 anos em 2020

Para celebrar os 25 anos de criação da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, a Câmara d…