Home Portal Notícias Alencar Santana diz que Frente em Defesa da Finep será trincheira contra desmonte da ciência e da tecnologia

Alencar Santana diz que Frente em Defesa da Finep será trincheira contra desmonte da ciência e da tecnologia

2 min read
0

A defesa da ciência e tecnologia ganhou um novo reforço, nesta terça-feira (17), com o lançamento na Câmara dos Deputados, da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Finep, do Desenvolvimento da Ciência, da Pesquisa e da Inovação. A criação da Frente contou com 300 assinaturas de deputados e de 10 senadores. O colegiado terá o deputado Paulo Ramos (PDT-RJ) na presidência, e o deputado Alencar Santana Braga (PT-SP), na vice-presidência. A Finep é uma agência Financiadora de Estudos e Projetos.

“Assumimos a vice-presidência com muita disposição porque defendemos a ciência, a tecnologia e investimentos em inovação. Temos um governo que ataca, agride e até criminaliza o conhecimento e essa Frente será uma nova trincheira de batalha na defesa da ciência e da tecnologia”, discursou Alencar Santana.

A mobilização para a criação da Frente se deu após a ameaça do governo de Jair Bolsonaro de transferir a Secretaria Executiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e de parte do trabalho da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para o BNDES.

Essa intenção do governo Bolsonaro consta na medida provisória (MP 870/2019) em tramitação no Congresso Nacional.

Benildes Rodrigues

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Procuradoria de MG encaminha ofícios da Comissão Externa que apura acordo entre governo mineiro e a Vale

O coordenador da Comissão Externa que acompanha o acordo entre a Vale e Estado de Minas Ge…