Home Portal Notícias Manchetes Seminário Juventudes Latino-americanas debate jovens na política

Seminário Juventudes Latino-americanas debate jovens na política

5 min read
0

Evento, que antecede o 7º Congresso do PT, convidou jovens de diversos países do continente para discutir a importância da união dos povos e a inserção na geopolítica.

Antecedendo o 7º Congresso Nacional do PT, que acontece entre 22 e 24 de novembro, a secretaria Nacional de Juventude do PT organizou o Seminário Juventudes Latino-Americanas nos dias 20 e 21 de novembro.

Na quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, vários jovens do Brasil e da América Latina participaram da abertura do seminário e da apresentação ‘A inserção da América Latina na geopolítica mundial’.

O secretário Nacional de Juventude do PT, Ronald Sorriso, reforçou a importância do evento. “É uma satisfação receber os jovens de outros países da América Latina aqui no em nosso País. O principal objetivo desse seminário é que nós queremos que o povo brasileiro passe a ter a sensação de identidade do povo latino-americano. Nós do Brasil, infelizmente, por conta de nossa história, olhamos sempre para o Atlântico, para o Norte. Nunca olhamos para os nossos verdadeiros companheiros”, afirmou.

Liberdade de Lula

Sorriso também destacou a importância da soltura de Lula após 580 dias mantido como preso político. “A liberdade do presidente Lula é importante para a gente fazer resistência no nosso país e no nosso continente. A liberdade dele nos dá a possibilidade de ter um líder livre que pode vocalizar nossos sonhos e nossas indignações perante as injustiças do mundo. Nós, da JPT, que somos socialistas e que não acreditamos na opressão de um homem sobre o outro homem, acreditamos que as desigualdades precisam ser superadas para que se tenha um mundo em harmonia.”

Na manhã desta quinta-feira (21), jovens vindos de vários países vizinhos como Chile, Uruguai, Bolívia, entre outros, debateram a ‘Diversidade cultural e integração regional: um projeto comum da esquerda latino-americana’, além de assistirem a uma apresentação cultural com Hilda Torres.

Depois, a presidenta Nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann (PR), apareceu para cumprimentar os jovens e deixar uma mensagem. “Quero saudar a juventude latino-americana e solidarizar com a luta de todos os países. Quero também agradecer toda solidariedade enquanto Lula esteve preso, porque a solidariedade internacional foi um grande peso para que conseguíssemos a liberdade dele, pois eram juristas e lideranças internacionais do mundo todo falando sobre isso”, comentou. Gleisi aproveitou para convidar o grupo de jovens para participar da Mesa Internacional no início do 7º Congresso Nacional do PT nesta sexta-feira (22).

A programação continua durante a tarde com mais debates e apresentações.

Agência PT de Notícias

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Líder do PT denuncia nova ação ilegal de Dallagnol e pede seu afastamento da Lava Jato

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), protocolou hoje (21), no Conselho Nacional do…