Home Portal Notícias Manchetes PT, PSOL, PCdoB e PSB protocolam representação contra coronel Tadeu e Daniel Silveira por crime de racismo

PT, PSOL, PCdoB e PSB protocolam representação contra coronel Tadeu e Daniel Silveira por crime de racismo

4 min read
0

PT, PSOL, PCdoB e PSB protocolaram na noite de terça-feira (19) representação na Procuradoria-Geral da República contra os deputados coronel Tadeu (PSL-SP) e Daniel Silveira (PSL-RJ) por crime de racismo. Para os 14 parlamentares que assinam a representação: “É inaceitável, no Estado Democrático de Direito, que o racismo seja proclamado, abertamente, nas tribunas e nos corredores da Câmara dos Deputados”.

Tadeu arrancou e quebrou um quadro que integrava exposição relacionada ao Dia da Consciência Negra, chamada de (Re) Existir no Brasil – Trajetórias Negras Brasileiras. O quadro continha uma charge e um texto sobre o genocídio da população negra. Já Silveira exaltou a atitude de Tadeu em discurso no plenário da Câmara, cheio de palavras preconceituosas e racistas. Silveira é o mesmo deputado que quebrou placa em homenagem a vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada no Rio de Janeiro, em março de 2018.

As atitudes de ambos configuram violação à Constituição Federal e aos Tratados Internacionais de Direitos Humanos, sendo tipificadas pela Lei nº 7.716/2012, também conhecida como Lei para Crime de Racismo.

Código Penal

A representação também destaca que os dois deputados incidiram dispositivos do Código Penal – incitação ao crime (Art. 286) e apologia de crime ou criminoso (Art. 287) – e o artigo 11 da Lei de Improbidade Administrativa – constitui ato de improbidade a prática de ato que atente contra os princípios da administração pública da moralidade, da legalidade e da lealdade às instituições.

“O racismo, promovido e incentivado pelos parlamentares representados, demonstra a face mais perverso da lógica colonial. Sem dúvidas, as palavras se transformam em violência real contra o povo negro”, afirma a representação.

Assinam: Áurea Carolina (PSOL-MG), David Miranda (PSOL-RJ), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Glauber Braga (PSOL-RJ), Ivan Valente (PSOL-SP), Luiza Erundina (PSOL-SP), Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Sâmia Bomfim (PSOL-SP), Talíria Petrone (PSOL-RJ), Benedita da Silva (PT-SP), Orlando Silva (PCdoB-SP), Ubirajara do Pindaré (PSB-MA) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Veja a íntegra da representação:

Representação PGR – Racismo – Coronel Tadeu e Daniel Silveira FINAL

Assessoria de Comunicação PSOL Câmara dos Deputados

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Oposição apresenta novo pedido de impeachment de Bolsonaro por 15 crimes cometidos durante a pandemia

Os seis partidos de oposição — PT, PSB, PDT, PCdoB, PSOL e Rede — protocolaram hoje (27), …