Home Portal Notícias Petistas apresentam projeto que retoma zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar na Amazônia e no Pantanal

Petistas apresentam projeto que retoma zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar na Amazônia e no Pantanal

2 min read
0

Os deputados Nilto Tatto (PT-SP) e Patrus Ananias (PT-MG) protocolaram na Câmara dos Deputados o projeto de decreto legislativo (PDL 686/2019), que visa revogar o decreto do governo federal que susta o zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar. O PDL determina também que o Conselho Monetário Nacional estabeleça normas para as operações de financiamento ao setor sucroalcooleiro, nos termos do zoneamento.

Na justificativa, os deputados afirmam que o zoneamento agroecológico sustado por decreto do presidente da República Jair Bolsonaro protege a Amazônia e o entorno do Pantanal da expansão da cana-de-açúcar há 10 anos. O fim do zoneamento permitirá a exploração desordenada e desmatamento nessas áreas.

“O zoneamento da cana servia para impedir que o etanol brasileiro fosse mais um agente impulsionador do desmatamento, o que poderia gerar barreiras comerciais às exportações do Brasil. Até mesmo a Unica, União da Indústria Sucroalcooleiro, defendia o zoneamento para assegurar a sustentabilidade das operações. Para atender interesses paroquiais, corremos o risco de ver nossas exportações de etanol sofrerem restrições internacionais, tal qual ocorreu com o biodiesel da Indonésia recentemente”, explica o deputado Nilto Tatto, um dos autores da proposta e atualmente coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados.

O PDL aguarda o despacho da Mesa Diretora da Câmara para ser remetido às Comissões de mérito da pauta.

Assessoria de Comunicação

Fotos: Gustavo Bezerra/Gabriel Paiva

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Pimenta desafia família Bolsonaro a apoiar quebra de sigilo bancário de Queiroz

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), desafiou hoje (11) toda a família Bolsonaro –…