Home Portal Notícias Prêmio Darcy Ribeiro é entregue aos finalistas, e Rosa Neide destaca papel libertador da Educação

Prêmio Darcy Ribeiro é entregue aos finalistas, e Rosa Neide destaca papel libertador da Educação

5 min read
0

A autora da indicação do Prêmio Darcy Ribeiro ao Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), e titular da Comissão de Educação, a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) discursou na terça-feira (29) durante a cerimônia de homenagem aos finalistas agraciados pelo prêmio, que se destina a entidades ou pessoas, em que os trabalhos, e ações merecem destaque na promoção da educação brasileira.

Para a deputada, os recebedores do Prêmio, assim como o FNPE, Jayse Antônio da Silva Ferreira, e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) servem de referência para que o País tenha progresso. “Por meio das indicações é reforçada a importância da democracia, e pluralidade, inclusive, ao escolher pessoas e entidades diferentes com trajetórias distintas, olhares diversos sobre a educação. Isso é muito importante para o País. E assim que é, e assim que deve ser”, disse a deputada Rosa Neide, que ainda complementou: “Respeito à democracia e às liberdades, diversidades, pluralidade, pensamento crítico, valores que só a educação é capaz de produzir”.

Rosa Neide destacou o porquê da escolha do FNPE par receber o prêmio, indicado pela Bancada do PT. “A indicação do prêmio ao Fórum Nacional Popular (FNPE) se dá pela mobilização em defesa da educação. O FNPE construiu a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), promovendo o processo de participação da sociedade para garantir o direito à educação, além de promover o movimento realizado de forma autofinanciada coletiva e solidária”, justificou a parlamentar.

A representante do FNPE Dárcia Hortin, que recebeu o prêmio, destacou a luta da instituição. “O FNPE não é só um espaço de resistência. Lutamos para combater o projeto em que não permite a educação gratuita, laica, e pública de gestão púbica, e dos processos de redução social da educação em que se inserem as minorias”, disse a representante, que ainda homenageou defensores de políticas públicas para o País. Marielle Franco presente, Lula Livre”.

Rosa Neide não deixou de mencionar Darcy Ribeiro como um grande precursor da educação. “O professor Darcy nos inspira muito na história da educação em defesa dos povos indígenas de forma muito articulada. O que ratifica uma concepção ampla de educação libertadora, popular, e democrática, que nos honra, assim como Paulo freire, patrono da educação brasileira. Viva os dois, viva o FNPE”, concluiu a deputada.

Além de Rosa Neide, Patrus Ananias (PT-MG), Pedro Uczai (PT-SC) e Margarida Salomão (PT-MG), o FNPE contou com indicação para o recebimento do prêmio Darcy Ribeiro, dos deputados Waldenor Pereira (PT-BA), Natália Bonavides (PT-RN), Reginaldo Lopes (PT-MG), Rejane Dias (PT-PI), Zeca Dirceu (PT-PR), Rogério Correia (PT-MG), Alencar Santana Braga (PT-SP), José Guimarães (PT-CE), José Ricardo (PT-AM), Maria do Rosário (PT-RS) e Marília Arraes (PT-PE). O senador Jean Paul Prates (PT-RN) também participou da atividade no Salão Nobre do Congresso Nacional.

 

Tuanny Carvalho

Foto: Lula Marques

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Crescimento de violações aos direitos humanos é destaque em sessão solene na Câmara

Representantes da sociedade civil e do Ministério Público lamentaram, nesta sexta-feira (6…