Home Portal Notícias Natália Bonavides quer informações do WhatsApp sobre contas banidas durante a campanha eleitoral de 2018

Natália Bonavides quer informações do WhatsApp sobre contas banidas durante a campanha eleitoral de 2018

2 min read
0

A deputada Natália Bonavides (PT-RN) teve o requerimento nº 206/2019 aprovado na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, a CPMI das fake news, nessa terça-feira (29). O requerimento solicita à empresa WhatsApp o número de telefone e os nomes dos perfis de todas as contas banidas do aplicativo por suspeita de uso de robôs, disparo em massa de mensagens, disseminação de fake news e discurso de ódio, no período de 15 de agosto de 2018 a 28 de outubro 2018, com a finalidade de identificar contas que tenham atuado na dispersão de notícias falsas durante as eleições de 2018.

“Esse requerimento é importante para identificar as contas usadas pelas empresas de disparo em massa que possivelmente foram contratadas por empresários para propaganda eleitoral. Queremos explicações sobre o funcionamento da rede profissionalizada de produção e distribuição de fake news utilizada nas eleições e atualmente. Não aceitaremos nada além da verdade”, destacou a parlamentar.

O Tribunal Superior Eleitoral chegou a pedir para as empresas telefônicas informações sobre os números ligados às companhias denunciadas pela Folha de São Paulo. Levando em consideração que essas empresas podem ter registrado números internacionais. A medida solicitada pela deputada chegou a ser sugerida ao TSE pela jornalista que fez a reportagem para a Folha de São Paulo, Patrícias Campos Melo, via Twitter.

 

Assessoria de Comunicação

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Gleisi Hoffmann: integrar direção da Câmara é poder avançar em pautas progressistas

O tema das Eleições na Câmara Federal foi debatido, nesta quarta-feira (20), no Programa Q…