Home Portal Notícias Eleição de Evo Morales em 1º turno é vitória incontestável do povo boliviano

Eleição de Evo Morales em 1º turno é vitória incontestável do povo boliviano

5 min read
0

O Partido dos Trabalhadores e suas Bancadas no Senado e na Câmara saúdam o povo boliviano por seu comprometimento com a democracia e o presidente Evo Morales por sua vitória já no primeiro turno das eleições presidenciais.

Tal vitória demonstra o sucesso incontestável da gestão Evo Morales, a qual vem sendo exitosa na promoção do processo de inclusão econômica, social e política das grandes massas indígenas da Bolívia, historicamente excluídas dos benefícios do desenvolvimento.

Por outro lado, condenamos as forças internas e externas que estão empenhadas em desconhecer o resultado limpo das urnas e, deste modo, desestabilizar, de forma antidemocrática, o atual regime boliviano.

Lembramos que o sistema eleitoral da Bolívia é hoje transparente e confiável e que o próprio governo boliviano convidou a OEA a auditar todos os votos colhidos. Os atrasos verificados na apuração são explicáveis tecnicamente, assim como a reversão de tendências, plenamente compreensíveis à luz da entrada no sistema dos votos oriundos das zonas rurais, tradicionalmente favoráveis a Evo Morales.

Não há, pois, motivos concretos que justifiquem a atitude do principal opositor de Evo Morales em desconhecer o resultado legítimo e acusar o TSE boliviano de fraude, sem indícios consistentes. Trata-se, a nosso ver, de atitude irresponsável que não contribui para o aprimoramento da democracia boliviana e que enseja ações violentas, como os incêndios perpetrados contra os Tribunais Eleitorais Departamentais de várias cidades bolivianas.

Do mesmo modo, repudiamos a proposta da OEA em “recomendar” a realização de um segundo turno, mesmo com a vitória de Evo Morales no primeiro turno, sob a alegação de que tal vitória teria se dado por “margem estreita” (10,56% sobre o segundo colocado).

Trata-se de recomendação estapafúrdia, que implicaria o descumprimento da Constituição da Bolívia, por parte do Tribunal Supremo Electoral.

É inaceitável que um organismo como a OEA atue de forma ideológica, atendendo a interesses que não são os da democracia e contribuindo para a desestabilização de regimes populares na América Latina e para levar tensão à Bolívia.

O Partido dos Trabalhadores e suas Bancadas no Senado e na Câmara instam a todos os atores políticos da Bolívia a que resolvam suas diferenças de forma negociada, pacífica e democrática, sem dar margem a rupturas da ordem constitucional boliviana.

Por último, enviamos nosso fraterno abraço ao povo boliviano, desejando-lhe sucesso em sua marcha histórica rumo ao desenvolvimento econômico, à inclusão social e à democracia plena para todas e todos.

Deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidenta nacional do PT

Senador Humberto Costa (PT-PE), líder da Bancada do PT no Senado Federal

Deputado Paulo Pimenta (PT-RS), líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas questionam no Ministério Público transferência do acervo da Fundação Palmares para prédio com avarias

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara entraram com ações na Procuradoria-Geral da Repúb…