Home Portal Notícias É fundamental aprovar o novo Fundeb para garantir os recursos da educação básica, defende Rosa Neide

É fundamental aprovar o novo Fundeb para garantir os recursos da educação básica, defende Rosa Neide

3 min read
0

A deputada Professora Rosa Neide (PT) participou na terça-feira (22), em Brasília, de audiência pública na comissão especial que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC 15/15), que estabelece o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “É fundamental a aprovação do novo Fundeb para que estados e municípios continuem ofertando ensino público aos estudantes, a partir de 2021”, defendeu a deputada, que é autora do requerimento que garantiu o debate.

Rosa Neide ressaltou que a PEC que torna o Fundeb permanente tramita na Casa desde 2015 e, desde então, a proposta vem sendo discutida e construída há muitas mãos. “Mais de 50 audiências já foram realizadas em todo Brasil. Precisamos constitucionalizar o Fundeb e avançar naquilo que todas as mãos estão colocando, no sentido de ampliar e perenizar os recursos para a educação básica”, defendeu.

O secretário de Educação do Estado de Pernambuco e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Frederico Amancio, participou da audiência pública e alertou que a não aprovação do novo Fundeb pode inviabilizar a educação básica no Brasil.

“O atual Fundeb tem vigência até 31 de dezembro de 2020. Por isso, é fundamental aprovar a PEC 15 para que a partir de 2021, estados e municípios continuem recebendo recursos federais para financiar a manutenção e o planejamento do ensino público”, completou.

O debate contou ainda com a participação do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Garcia; e da presidente do Todos pela Educação, Priscila Fonseca da Cruz.

Assessoria Parlamentar

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Zé Neto apresenta projeto que garante computador para estudantes pobres de escolas públicas durante a pandemia

O deputado Zé Neto (PT-BA) apresentou um projeto de lei na Câmara (PL 3.699/20), com a coa…