Home Portal Notícias Presidente da Petrobras precisa esclarecer manchas de petróleo que atingem litoral do Nordeste, diz Paulão

Presidente da Petrobras precisa esclarecer manchas de petróleo que atingem litoral do Nordeste, diz Paulão

2 min read
0

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Credn) aprovou nesta quarta-feira (16), requerimento do deputado Paulão (PT-AL), para que sejam convidados Roberto da Cunha Castello Branco, presidente da Petrobras, o Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, Comandante da Marinha do Brasil, e Eduardo Fortunato Bim, presidente do Ibama, para prestarem esclarecimentos sobre o vazamento de petróleo no litoral do Nordeste.

“É evidente que esse Parlamento deve promover um amplo debate sobre as ações que o governo federal está realizando para esclarecer o episódio, além do relato sobre a adoção de medidas protetivas à população local e ao meio ambiente do litoral nordestino”, justificou o deputado Paulão.

Nos últimos dias, uma gigantesca mancha de petróleo atingiu 132 praias da região Nordeste no Brasil. Os resíduos de petróleo já foram encontrados em todos os Estados nordestinos: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. O petróleo cru foi identificado em uma faixa de mais de 2 mil quilômetros da costa brasileira.

Na verdade, a ocorrência que poluiu praias nos Estados do Nordeste já é o maior episódio, em termos de extensão, de vazamento de óleo que atingiu a região. Segundo especialistas, pode levar de 10 a 20 anos para que todo o resíduo seja eliminado das praias e do oceano.

Lorena Vale

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Deputados criticam revisão de formulário autodeclatório para agricultor familiar

Deputados e representantes do setor questionam o excesso de informações exigidas e critica…