Home Portal Notícias Comissão Geral na Câmara defende o ensino e a pesquisa pública

Comissão Geral na Câmara defende o ensino e a pesquisa pública

3 min read
0

A deputada Margarida Salomão (PT-MG) participa, nesta terça-feira (15), dia do Professor, da Comissão Geral da Câmara dos Deputados convocada em defesa das universidades públicas, institutos de ensino e de pesquisa federais, e das agências de fomento do setor.

“Com as graves restrições orçamentárias que ameaçam o funcionamento de instituições e mesmo a continuidade de pesquisas importantes para o País, a defesa destas instituições é urgente e a discussão em torno desses temas é absolutamente necessária. Temos que lutar para termos uma política de estado consistente na área da pós-graduação, pesquisa, educação superior, blindada desse tipo de volatilidade dos governos”, afirma a deputada.

De acordo com Margarida Salomão, a pesquisa pública no Brasil, em diversas áreas, como saúde, aeronáutica, agricultura, educação é consolidada, de padrão internacional, e extremamente bem-sucedida. Mas, segundo ela, os cortes na educação, nos institutos e agências de fomento e apoio à pesquisa têm colocado os avanços conquistados em risco. “Apesar de termos evoluído, o número de doutores e mestres que o Brasil forma está claramente abaixo dos patamares internacionais. É um erro enorme imaginar que nós podemos nos dar ao luxo de paralisar ou reduzir os investimentos nessa área”, reforça a parlamentar.

A Comissão Geral em defesa das universidades públicas, institutos de ensino e de pesquisa federais, acontece na terça-feira, 15 de outubro, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, às 9h30. Além de parlamentares, participam do encontro representantes da sociedade civil, de movimentos populares, e da comunidade acadêmica.

A deputada federal Margarida Salomão é pesquisadora, foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora, coordena a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais e preside a subcomissão de Orçamento da Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados.

Assessoria de Comunicação

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas questionam no Ministério Público transferência do acervo da Fundação Palmares para prédio com avarias

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara entraram com ações na Procuradoria-Geral da Repúb…