Home Portal Notícias Marabá sedia Ato Nacional em Defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia

Marabá sedia Ato Nacional em Defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia

5 min read
0

No próximo dia 17 (quinta-feira), ocorre em Marabá (PA), o Ato Nacional em Defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia, que reúne personalidades do meio artístico, lideranças políticas e também dos movimentos ambiental e indígena, como o cacique caiapó Raoni Metuktire. A partir das 9h, no Ginásio Renato Veloso (Ginásio Poliesportivo da Folha 16), mesas de debates tomam conta da programação ao longo do dia. No fim da tarde, ocorrerá uma caminhada em defesa da Amazônia e a noite encerram-se as atividades com um ato político-cultural, na Praça da Folha 16. O evento será transmitido ao vivo para todo o Brasil, via redes sociais.

O objetivo é ouvir da sociedade civil, ativistas e da comunidade acadêmico-científica quais são os problemas enfrentados na região Amazônica, que tem sido alvo constante de atentados criminosos contra a integridade da floresta, da sua rica biodiversidade e das comunidades tradicionais que lá residem. É também uma forma de expressar o posicionamento público do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia – que promove o ato –, em relação aos desafios e riscos que a cultura, floresta, rios e territórios da Amazônia estão enfrentando.

Criado em 28 de agosto na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o Fórum surgiu como uma resposta à política antiambiental e antiindigenista do governo Bolsonaro. Além de parlamentares do campo da oposição e partidos, reúne mais de 30 entidades dos movimentos sociais e organizações de classe. Para o coordenador do Fórum, o deputado Airton Faleiro (PT-PA), o evento em Marabá pode servir como inspiração para novas ações.

“Diante dos ataques do governo Bolsonaro ao meio ambiente e aos povos da Amazônia, somos chamados a reagir de forma unificada contra o discurso e atos oficiais que têm encorajado o capital predatório a destruir a Amazônia e o meio ambiente”, afirma Faleiro. Ele também destaca que o Fórum se coloca à disposição de outros estados da região e do restante do País para auxiliar em novas mobilizações.

Confira a programação:

ATO NACIONAL EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DOS POVOS DA AMAZÔNIA
Dia 17 de outubro, a partir das 9h – Marabá, Pará;

das 9h às 12h30, Ginásio Poliesportivo da Folha 16: Mesa de abertura e escuta dos movimentos sociais;

das 14h às 17, Ginásio Poliesportivo da Folha 16: Debate “O que está por trás dos ataques à Amazônia e quais os desafios da floresta, dos rios, da cultura e dos territórios de seus povos”;

– das 17h às 18h30, itinerário a ser definido: Caminhada pelo Meio Ambiente;

– das 18h30 às 22h, Praça da Folha 16: Ato político-cultural – encerramento.

Assessoria de Comunicação

Foto: Flaviz Guerra

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Lula recebe visita de Nobel da Paz indiano nesta quinta (24)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta quinta-feira (24) a visita de Kaila…