Home Portal Notícias Parlamentares petistas e entidades organizam atos em defesa da Educação no País

Parlamentares petistas e entidades organizam atos em defesa da Educação no País

4 min read
0

A educação sempre foi preocupação no Brasil, mas desde que Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República, a defesa por uma educação pública e de qualidade não tem saído de pauta dos movimentos sociais e dos parlamentares da Oposição, seja pelas escolhas dos ministros de Educação, seja pelos constantes cortes promovidos na pasta pelo governo federal.

Os parlamentares do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados e no Senado, que fazem parte do Núcleo de Educação, decidiram organizar uma série de atividades em defesa da educação pública nos meses de setembro e outubro.

Os atos começaram nessa terça-feira (17) com a entrega do manifesto assinado por ex-presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em que solicitam a intermediação do parlamento junto ao governo Bolsonaro por mais diálogo entre as universidades federais e o Ministério da Educação.

Greve global

No dia 20 de setembro (sexta-feira) está sendo convocada uma greve geral global em defesa do Clima. No Brasil, foi incorporada também a luta pela educação, contra cortes e contingenciamento nos orçamentos; em defesa dos direitos sociais e trabalhistas e em defesa da soberania nacional.

“É uma agenda intensa de mobilização em defesa da educação pública, contra os cortes promovidos pelo governo Bolsonaro. Um governo que se caracteriza por atrair para a cena política brasileira uma pauta extremamente conservadora e reacionária, que envolve a retirada de direitos sociais e trabalhistas que tem forte impacto sobre a educação brasileira”, denunciou o deputado Waldenor Pereira (PT-BA), coordenador do Núcleo de Educação.

O deputado pediu para que todos se mobilizem nas agendas pela educação. “Por isso conclamamos a todos que possuam vínculo com a educação, que participem de algum movimento social, especialmente os parlamentares do PT para se engajarem nessa luta que já estamos travando”, afirmou.

As atividades em prol da educação pública, gratuita e de qualidade seguem até o dia 17 de outubro no Congresso Nacional.

Serviço:

20/09 – Dia de mobilização internacional, Greve Global pelo Clima.

02/10 –  Ato com ex-ministros e entidades em defesa da educação – Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

02 e 03/10 – Greve Nacional da Educação.

15/10 – Seminário alusivo ao Dia do Professor e as políticas para sua valorização – Plenário 10.

17/10 – Ato em homenagem ao dia dos professores com o prêmio Nobel, Kailash Satyarthi. Local a definir.

Lorena Vale

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Bulletin 610 – People’s Committee in Defense of Lula and Democracy

Bulletin 610 – People’s Committee in Defense of Lula and Democracy Straight from Curitiba …