Home Portal Notícias Reitores e parlamentares entregam manifesto na Câmara em defesa das universidades federais

Reitores e parlamentares entregam manifesto na Câmara em defesa das universidades federais

7 min read
0

Ex-presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitores de universidades federais, lideranças estudantis e de movimentos ligados à educação realizaram na tarde desta terça-feira (17), na Câmara, um Ato de entrega do manifesto assinado por ex-presidentes da Andifes, em que solicitam a intermediação do parlamento junto ao governo Bolsonaro por mais diálogo entre as universidades federais e o Ministério da Educação. O documento defende que por meio desse diálogo seja superado o bloqueio de recursos que já comprometem o funcionamento das universidades federais.

Acompanhados por dezenas de parlamentares da Oposição, e também de outros partidos, três ex-presidentes da Andifes entregaram o manifesto à primeira Secretária da Mesa Diretora da Casa, deputada Soraya Santos (PL-RJ), que ficou de repassá-lo ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Ao ler o manifesto da tribuna, utilizando o tempo destinado à Liderança da Minoria na Casa, a coordenadora da Frente Parlamentar Pela Valorização das Universidades Federais, deputada Margarida Salomão (PT-MG), destacou esse é um “clamor ao parlamento para superar o atual momento de asfixia financeira das universidades federais”.

“Essa é uma conclamação ao diálogo, que não pertence a um campo político, a partidos nem mesmo às universidades, mas que é um imperativo da sociedade que deseja desenvolvimento social e econômico e a afirmação soberana do Brasil em relação a outras nações do mundo”, ressaltou.

Ato público

Antes da entrega do manifesto no plenário da Câmara, foi realizado um ato público em um dos plenários das Comissões para a apresentação do documento. A reunião foi convocada pela Frente Parlamentar Pela Valorização das Universidades Federais, coordenada pela deputada Margarida Salomão, e pela Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação, coordenada pela deputada Professora Rosa Neide (PT-MT).

Além de representantes de diversas entidades ligadas à defesa da educação pública, o ato contou ainda com a participação de três ex-presidentes da Andifes: Ângela Paiva (ex-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN); Newton Lima (ex-deputado federal e ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos/SP-UFSCar) e Paulo Speller (ex-reitor da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT).

“Nesse manifesto, assinado por todos os ex-presidentes da Andifes e apoiado pelos atuais reitores, defendemos o que não deveria precisar ser defendido. Infelizmente o sucateamento das universidades é uma afronta diária praticada por esse governo. Ainda assim, estamos dispostos ao diálogo, com respeito às diferenças e opiniões distintas, mas trabalhando pela manutenção desse patrimônio brasileiro que são as universidades federais”, afirmou Ângela Paiva.

Em nome das entidades ligadas à defesa da educação pública, o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, disse no ato que os reitores das universidades públicas podem contar com o apoio da entidade. Ele informou que nos dias 2 e 3 de outubro os estudantes voltarão às ruas em defesa da educação pública.

“Querem retirar o financiamento das entidades estudantis para nos enfraquecer porque não querem conviver com o contraditório. Vamos voltar às ruas porque esse é o nosso instrumento de luta para nos contrapormos a esse projeto, e todos juntos vamos conquistar avanços para as nossas universidades federais”, destacou.

Também participaram do Ato público representantes da SBPC, Fasubra, Proifes, Observatório do Conhecimento e Fórum Nacional Popular de Educação.

Entre os vários parlamentares presentes à reunião estavam os petistas Airton Faleiro (PA), Alencar Santana Braga (SP), Assis Carvalho (PI), Célio Moura (TO), Henrique Fontana (RS), José Guimarães (CE), Maria do Rosário (RS), Marcon (RS), Nilto Tatto (SP), Paulo Teixeira (SP), Pedro Uczai (SC), Rubens Otoni (GO), Joseildo Ramos (BA) e Waldenor Pereira (BA).

 

Veja a íntegra do manifesto aqui

Manifesto ANDIFES PDF

Vídeo na íntegra do ato:

ATO EM DEFESA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Posted by PT na Câmara on Tuesday, September 17, 2019

 

Héber Carvalho

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Bulletin 610 – People’s Committee in Defense of Lula and Democracy

Bulletin 610 – People’s Committee in Defense of Lula and Democracy Straight from Curitiba …