Home Portal Notícias Zezéu Ribeiro é escolhido para receber Prêmio Lúcio Costa

Zezéu Ribeiro é escolhido para receber Prêmio Lúcio Costa

3 min read
0

Falecido em 2015, o político baiano Zezéu Ribeiro (PT) será homenageado pela Câmara dos Deputados, em Brasília, com o Prêmio Lúcio Costa, que reconhece a atuação de entidades e personalidades nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação. A indicação feita pelo deputado federal Joseildo Ramos (PT-BA) foi aprovada por unanimidade na quarta-feira (11), na Comissão de Desenvolvimento Urbano. “Ele submeteu a arquitetura e a política ao seu olhar social. Zezéu pensava em quem não podia pagar, e fez projeto para o pobre ter direito à assistência técnica de arquiteto e engenheiro. Não por acaso, o plenário da CDU leva o nome dele. É uma homenagem mais do que justa”, afirmou o parlamentar.

Foto – Gabriel Paiva

Natural de Salvador, Zezéu foi vereador, deputado federal, conselheiro do Tribunal de Contas e presidente do PT na Bahia. Também presidiu a Comissão de Desenvolvimento Urbano, atuou no Instituto dos Arquitetos do Brasil, foi secretário de Planejamento do governo Jaques Wagner, na Bahia, e presidiu a Conseplan – Conselho Nacional dos Secretários de Planejamento.

Zezéu foi autor da lei da Assistência para Moradia de Interesse Social (Lei nº 11.888/08), do Projeto de Lei do Serviço de Moradia Social, foi relator do Estatuto das Metrópoles (13.089/15) e da PEC 150/2003, que vincula 2% das receitas da União e 1% das receitas dos Estados e Municípios para a produção de moradias sociais.

Ao todo, foram feitas 18 indicações à premiação, que acontecerá no dia 30 de outubro no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Assessoria de Comunicação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Renda dos trabalhadores cai 20% e inflação de alimentos aumenta

Completa ausência de medidas da área econômica do governo eleva preços de produtos como ól…