Home Portal Notícias Lula é inspiração para movimento internacional contra guerra jurídica

Lula é inspiração para movimento internacional contra guerra jurídica

3 min read
0

Saem os tanques; entram os homens de toga. Basta olhar para o Brasil de hoje para entender do que se trata a expressão guerra jurídica – cujo princípio básico é recorrer a manobras jurídico-legais com claros objetivos políticos. Mas como em toda guerra, há sempre os que se dispõem a lutar pelo restabelecimento da democracia.

Jean-Luc Mélenchon é um deles.  Não à toa, o líder e fundador do movimento França Insubmissa decidiu vir ao Brasil para se encontrar nesta quinta (5) com Luiz Inácio Lula da Silva, seguramente a maior vítima da politização do Judiciário do planeta. Ao lado de Fernando Haddad e Aloizio Mercadante, o francês fez da visita ao ex-presidente oportunidade única para debater o tema e encontrar meios de combater as guerras jurídicas pelo mundo.

Resultado: o anúncio de uma grande mobilização internacional em defesa da libertação imediata de todos os que, assim como Lula, tornaram-se presos políticos. “Grande parte da nossa visita com Lula foi para discutir justamente isso. Porque é a primeira vez que vejo no mundo da Justiça alguém ser condenado por fatos indeterminados de ofício. Claramente não houve limites na utilização da justiça (para levá-lo ao cárcere sem prova nem crime)”, declarou Mélenchon.

Foto: Joka Madruga

Haddad explicou a proposta: “Discutimos longamente a questão da guerra judicial que acontece no mundo inteiro. Isso está espalhando, inclusive na Europa. Deve ser lançado esse movimento internacional contra o que é chamado de lawfare, contra a guerra judicial. Isso é muito importante porque lideranças democráticas do mundo inteiro vão se unir em torno dessa agenda”.

Mélenchon também falou as razões que o motivaram a vir ao País para defender o ex-presidente com maior aprovação da história.  É preciso que ele saiba que jamais estará sozinho. Sejam todos Lula.  Esta é a melhor coisa que vocês podem fazer por vocês mesmos”, declarou, enviando mensagem ao povo brasileiro.

Da Agência PT

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Deputados criticam revisão de formulário autodeclatório para agricultor familiar

Deputados e representantes do setor questionam o excesso de informações exigidas e critica…