Home Portal Notícias Distribuição e privatização de energia no Brasil é criticada em debate na Câmara

Distribuição e privatização de energia no Brasil é criticada em debate na Câmara

3 min read
0

A Comissão de Minas e Energia (CME) promoveu audiência pública nesta terça-feira (3) sobre os Desafios para a distribuição de Energia Elétrica no País. A iniciativa da atividade é do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), e contou também com a participação do deputado Zé Neto (PT-BA), além de representantes do governo federal. A tarifa, a qualidade, a distribuição de energia, a abertura de mercado, a preservação do capital brasileiro foram os assuntos debatidos pelos participantes.

Dados do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo (Stieesp) mostram que de janeiro de 2016 a junho de 2018, 95,9% estatais brasileiras de distribuição de energia foram vendidas para os estrangeiros. “Não há país no mundo que se escancarou, que se abriu como o Brasil. O mercado interno está esquecido. Não há atualizações que permitem que o nosso País se proteja, assim como os EUA. Precisamos fortalecer o capital, ter soberania e uma estratégia”, recomendou Zé Neto.

Para o parlamentar, a melhoria da solução da distribuição de energia no País e os interesses do trabalhador e da produção têm que andar juntos. “Tem que trabalhar em um processo conciliatório. Os interesses dos trabalhadores não são diferentes do setor produtivo nacional.  A situação do setor elétrico é a mesma do saneamento, que querem privatizar”, criticou Zé Neto.

O presidente da Stieesp, Eduardo de Annunciato, apontou diversas falhas do governo com a distribuição de energia. Um deles foi a existência de programas que não são eficazes. O sindicalista criticou a não participação dos trabalhadores do setor nas tomadas de decisões do governo.

Participaram da audiência Aurélio Pavão, coordenador-geral do Ministério de Minas e Energia; Leandro Caixeta Moreira, subsecretário de Energia e Estudos Quantitativos do Ministério da Economia; Marcos Aurélio Madureira da Silva, presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee); Reginaldo Medeiros, presidente da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Tuanny Carvalho

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Projeto quer isenção de pedágios para garantir abastecimento durante pandemia

Medida diminuiria o contato entre cobradores e caminhoneiros, categoria fundamental para a…