Home Portal Notícias Margarida Salomão presidirá subcomissão especial de financiamento de Ciência e Tecnologia

Margarida Salomão presidirá subcomissão especial de financiamento de Ciência e Tecnologia

3 min read
0

A deputada Margarida Salomão (PT-MG) foi eleita, por unanimidade, presidenta da subcomissão especial de financiamento de Ciência e Tecnologia, instalada nesta quarta-feira (28), na Câmara dos Deputados. “Debater o orçamento público de Ciência e Tecnologia é uma tarefa prioritária neste momento de ataque à Ciência Brasileira. Lutaremos juntos por mais recursos para a pesquisa”, afirmou a parlamentar que também coordena a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades. O deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) foi indicado relator da subcomissão.

Também nesta quarta-feira, a deputada Margarida Salomão participou da comitiva da “Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br)”, formada por entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Eles entregaram ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), um abaixo-assinado em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).

Lançado no último dia 13, o documento, que já tem quase 1 milhão de assinaturas, recebeu apoio de mais de 100 entidades científicas de todo o País, além de personalidades de destaque em várias áreas e de parlamentares.

Ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o CNPq é o principal órgão de fomento à ciência do governo federal. Além de financiar projetos de pesquisa, o conselho apoia cerca de 84 mil bolsistas em universidades e institutos de pesquisa. No entanto, o presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo, já alertou sobre a possível suspensão do pagamento dessas bolsas já partir de setembro, caso o conselho não consiga sanar um déficit de R$ 330 milhões em seu orçamento. Os últimos recursos em disponíveis no conselho já teriam sido utilizados para pagar as bolsas de agosto.

Assessoria Parlamentar

Foto: Assessoria Parlamentar

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Depoimento de Lula na Justiça Federal comprova perseguição, avaliam petista

Parlamentares da Bancada do PT se revezaram na tribuna da Câmara, na tarde desta quarta-fe…