Home Portal Notícias Frei Anastácio participa de lançamento de Frentes Parlamentares em defesa das 30 horas da Enfermagem

Frei Anastácio participa de lançamento de Frentes Parlamentares em defesa das 30 horas da Enfermagem

3 min read
0

O deputado Frei Anastácio (PT-PB) participou do lançamento das duas Frentes Parlamentares em defesa das 30 horas da Enfermagem, e em defesa da categoria, na Câmara dos deputados, na terça-feira (20). “Depois de 19 anos em tramitação no Congresso, o assunto foi relembrado, este ano, a partir de uma audiência pública que realizamos na Câmara”, disse o deputado.

O deputado lembrou que a audiência pública foi realizada no mês de abril, pelo mandato dele, a pedido do Coren da Paraíba, com participação de profissionais da enfermagem de todo o Brasil. Segundo ele, foi uma das maiores audiências públicas já realizadas na Câmara.

“Espero que com essas duas frentes parlamentares, o presidente da Câmara se sensibilize e leve o Projeto de Lei 2.295/2000 para votação no plenário. A enfermagem merece essa atenção. Quem cuida, também merece de cuidados”, destacou o deputado.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mais de cem municípios e dez Estados já instituíram essa carga horária, diante da demora da aprovação do projeto de lei que já tramita há 18 anos no Congresso.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a jornada de 30h semanais para a área da saúde. Longas jornadas estão associadas ao aumento de ocorrências adversas na Saúde e ao adoecimento dos profissionais. A implementação da jornada de 30 horas nos municípios brasileiros demonstra que o impacto orçamentário é administrável, mitigado pela geração de empregos e a redução de afastamento funcional pelo INSS.

Categorias que conquistaram jornadas menores

A reivindicação da redução da jornada de trabalho para os profissionais de enfermagem já se arrasta no Congresso há 18 anos. Enquanto isso, algumas categorias da Saúde já conquistaram jornadas menores: médicos 20 horas semanais/quatro horas diárias, desde 1961; fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais: 30 horas semanais/seis horas diárias desde 1994.

Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Câmara aprova projeto que suspende encargos tributários de setores econômicos durante a pandemia

No esforço de minimizar os impactos recessivos, a quebra de empresas, a perda de empregos …