Home Portal Notícias Manifestações culturais do Oeste do Pará serão homenageadas na Câmara dos Deputados

Manifestações culturais do Oeste do Pará serão homenageadas na Câmara dos Deputados

9 min read
0

A literatura e o cinema contam a história da cultura do Oeste do Pará passeando entre botos, tribos e mascarados. No meio da maior concentração de floresta do mundo, essa cultura se dimensiona em cores, músicas, danças, encenações e histórias vistas somente neste lugar. É por isso, por esta singularidade que a região será destaque na Câmara dos Deputados na próxima semana.

Dois eventos acontecerão na segunda-feira, dia 19 de agosto. Às 11 horas, no Plenário da Câmara dos Deputados, será realizada a Sessão Solene em Homenagem aos Eventos Culturais do Oeste do Pará. São elas o Çairé, e o Festival dos Botos de Alter do Chão, O Festival das Tribos de Juruti, o Carnapauxis – Carnaval de Óbidos e a Festa Literária Internacional do Xingu (FLIX). Às 14h na, Comissão de Cultura, acontece a audiência pública sobre Lançamento do Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão.

Será a primeira vez que os Botos Cor de Rosa e Tucuxi de Alter do Chão, e as Tribos Munduruku e Muirapinima se apresentarão no Congresso Nacional, também serão exibidos vídeos sobre o Carnaval de Óbidos e a FLIX.

Cerca de 100 artistas, representantes políticos e de movimentos folclóricos da região Oeste do Pará irão participar dos dois eventos, além dos anfitriões em Brasília. Estão confirmadas as presenças do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, de Óbidos, Chico Alfaia, e de Juruti, Henrique Costa, do secretário de Cultura de Vitória do Xingu, Darli Costa, assim como da secretária de Cultura do Pará, Úrsula Vidal e de grande parte da bancada do Pará no Congresso.

O deputado Airton Faleiro (PT-PA) é autor dos requerimentos aprovados pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

“Essas manifestações culturais além de belíssimas e únicas, são eventos que geram renda, trabalho, aquecem a cadeia do turismo e a socioeconomia como um todo na região. Somos daqueles que veem a cultura não como só mais um gasto ou lazer, ciente que o lazer também é um direito, vemos a cultura como uma fonte de renda, como um motor importante para o desenvolvimento e sustentabilidade”, comenta Faleiro.

Neste ato, o parlamento irá homenagear quatro importantes manifestações culturais do Oeste do Pará. Será uma rara oportunidade de mostrar ao Brasil a importância destes eventos e de conhecer iniciativas que estão sendo tomadas para o apoio e desenvolvimento destas manifestações, a exemplo do Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão, que será tema de debate na Comissão de Cultura no mesmo dia. Será também uma oportunidade de divulgar a cultura da região para o Brasil e demais países. A sessão solene será televisionada, exibida na programação da TV Câmara e veiculada via internet nos canais de comunicação da Casa.

Caravana da Cultura

Em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Prefeitura de Juruti e apoio das Prefeituras de Santarém e Altamira, um grupo de 50 artistas realiza a Caravana da Cultura do Oeste do Pará a Brasília.

Um ônibus sai nesta quinta-feira, 15, da região com destino à capital federal levando integrantes do Boto Cor de Rosa, Boto Tucuxi do Festival do Çairé de Alter do Chão e realizadores da Festa Literária Internacional do Xingu.

Os participantes chegam no dia 18 de agosto a Brasília, somando-se aos integrantes das Tribos Munduruku e Muirapinima de Juruti.

 

Assessoria de Comunicação

Serviço

1 – Sessão Solene em Homenagem aos Eventos Culturais do Oeste do Pará

Às 11 horas, no Plenário Ulisses Guimarães, será realizada a Sessão Solene em Homenagem aos Eventos Culturais do Oeste do Pará. São elas o Çairé, e o Festival dos Botos de Alter do Chão, O Festival das Tribos de Juruti, o Carnapauxis – Carnaval de Óbidos e a Festa Literária Internacional do Xingu (FLIX).

2 – Audiências Públicas sobre Lançamento do Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão

Às 14h na, Comissão de Cultura, acontece a Audiências Públicas sobre Lançamento do Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão.

Será a primeira vez que os Botos Cor de Rosa e Tucuxi de Alter do Chão, e as Tribos Munduruku e Muirapinima se apresentarão no Congresso Nacional, também serão exibidos vídeos sobre o Carnaval de Óbidos e a FLIX.

Sugestão de entrevistados:

Airton Faleiro, deputado Federal PT/PA, autor dos requerimentos dos dois eventos.

Benedita da Silva, deputada federal PT/RJ, presidente da Comissão de Cultura.

Locca Faria, coordenador do Festival Internacional de Alter do Chão.

Raphael Ribeiro – coordenador da Caravana

Nilson Coêlho – folclorista do Festival dos Botos

Edilberto Costa – presidente do Boto Tucuxi

Maria Eulalia – rainha do Çairé do Boto Cor de Rosa

Ivonete Coutinho – Coordenadora da Flix

Outros artistas componentes do Botos Tucuxi e Cor de Rosa, e atores de teatro que também compõem a caravana.

Contatos:

Brasília: Durval de Souza – 61 99651-2770

Santarém: Raphael Ribeiro – 93 99234-8984

Altamira: Val Araújo – 93 99221-1718

Belém – PA: Regiany Nascimento: 91 98032 – 7251

Foto: Rodolfo Oliveira/ Agência Pará

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Jorge Solla: Governo Bolsonaro completa um ano sem cumprir suas principais promessas de campanha

O deputado Jorge Solla (PT-BA) descreveu, no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quint…