Home Portal Notícias Seminário com Marilena Chauí debate defesa da democracia

Seminário com Marilena Chauí debate defesa da democracia

3 min read
0

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e a Fundação Perseu Abramo (FPA) realizam nesta segunda-feira (12), às 19h, o segundo Seminário Preparatório ao 7º Congresso Nacional do PT – Lula Livre, que recebe a filósofa Marilena Chauí para discutir a defesa da democracia no Brasil. O debate será transmitido ao vivo pelas redes sociais do PT na Câmara, PT e da FPA.

O tema

A judicialização da política, a partidarização do poder judiciário e o lawfare arrasam democracias em diversos países. O Golpe de 2016, a prisão injusta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o aumento da tendência de criminalização dos movimentos sociais e dos laços cada vez mais evidentes entre grupos políticos, econômicos e o poder judiciário, mostram que o Brasil está no olho deste furacão.

Ao mesmo tempo, parcelas significativas da população do país veem seus direitos mais básicos se desfazerem, ainda que recentemente conquistados, diante de um governo neoliberal, conservador e de forte viés autoritário.

Em um contexto como esse, discutir e realizar a defesa da democracia no Brasil é necessário e urgente.

O ciclo

Os Seminários Preparatórios são debates realizados pela Executiva Nacional do PT e pela FPA durante os meses de agosto e setembro de 2019 com objetivo fomentar contribuições, além das trazidas pelas teses das chapas inscritas no 7º Congresso Nacional do PT – Lula Livre.

Todos os debates são divulgados e transmitidos pelas redes do PT e da FPA e a coordenação sugere aos diretórios a organização de salas coletivas em todo o Brasil para acompanhar, enviar questões e aprofundar o debate em cada local.

O debate de lançamento aconteceu na noite de 5 de agosto e teve como tema “Capitalismo x Democracia”. A presidenta nacional do PT Gleisi Hoffmann e Marcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo, deram início à atividade, que contou com a participação do economista Luiz Gonzaga Belluzzo, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

Agência PT de Notícias

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Gleisi: ao intimidar Lula com inquérito, Moro abusou do cargo e será convocado

Sérgio Moro até tentou esconder mais uma medida arbitrária contra Luiz Inácio Lula da Silv…