Home Portal Notícias Audiência pública debaterá o programa Future-se

Audiência pública debaterá o programa Future-se

2 min read
0

A Comissão de Educação da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (7), o requerimento de autoria da deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) que propõe a realização de audiência pública para debater o programa Future-se. “Considerando o vasto conjunto de manifestações críticas e questionamentos disseminados entre aqueles que defendem a educação pública e gratuita como um princípio inegociável, é de extrema importância a realização da audiência”, argumentou a deputada.

Segundo Rosa Neide, em nenhum País que preze por sua soberania e por seu desenvolvimento, universidades podem ser tratadas como problema. Ela destacou que o programa foi construído sem efetivo diálogo com os dirigentes das instituições federais, docentes, servidores técnico-administrativos ou estudantes. “É um absurdo alavancar recursos oriundos da iniciativa privada para o orçamento das instituições federais, submetendo sua gestão às organizações sociais, metas e indicadores de desempenho típicos da iniciativa privada”, criticou.

A deputada também lembrou que o desgoverno Bolsonaro reconheceu a fragilidade do orçamento das universidades e apresentou um projeto de lei que não chegou na Câmara, mas que já se encontra disponível para consulta pública. “Essa consulta pública representa uma mera formalidade na tentativa de justificar um debate precipitado sobre um tema sensível. A alternativa para o financiamento das universidades exige interlocução com os dirigentes, trabalhadores e estudantes”, defendeu.

A audiência foi marcada para o dia 13 de agosto, às 9h, no plenário 10.

Assessoria Parlamentar

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

João Daniel denuncia que regularização fundiária proposta por Bolsonaro acentua injustiça agrária

A preocupação com a medida provisória (MP 910/19), editada esta semana pelo governo federa…