Home Portal Notícias Em caravana pelo Nordeste, petistas reafirmam compromisso com os trabalhadores e pela liberdade de Lula

Em caravana pelo Nordeste, petistas reafirmam compromisso com os trabalhadores e pela liberdade de Lula

9 min read
0

No segundo dia da Caravana da Resistência, parlamentares da Bancada do PT na Câmara e lideranças de movimentos sociais criticaram os retrocessos nas políticas voltadas a população do campo, patrocinados pelo governo Bolsonaro, mas reafirmaram a disposição de continuar lutando no Parlamento na defesa dos direitos dos trabalhadores e pela liberdade de Lula. A caravana passou nesta quinta-feira (1º) pelo município de Paulo Afonso (BA) e depois seguiu para Sergipe passando por Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória.

Integrante da Caravana, o líder do PT, deputado Paulo Pimenta (RS), reafirmou a importância de os parlamentares estarem “em contato direto com o povo, para reabastecer o ânimo para as batalhas seguintes, em defesa do Brasil e da nossa soberania”. “Conversando com cada companheiro e companheira, conhecer a alma do povo. Não viemos para ensinar, mas para aprender com a força, a garra e determinação de vocês. O Nordeste é nossa referência, apontando caminho para o Brasil, de luta, de resistência e força”.

Já o deputado federal João Daniel (PT-SE) ressaltou a importância de a caravana também estar denunciando a prisão política do ex-presidente Lula. “Mas quando a gente vê essa juventude de voz erguida e gente organizada, como vemos por todos os locais por onde passamos, temos certeza que esse golpe vai passar. E vai passar com muita luta. Por isso temos que denunciar o que está acontecendo em nosso país”, destacou.

Na mesma linha, o deputado Valmir Assunção (PT-BA) alertou para a necessidade do debate como forma de esclarecer ao povo os retrocessos impostos a população pelo atual governo. “Só assim vamos vencer esse governo Bolsonaro e as maldades que ele está fazendo com os brasileiros, por que ele não gosta do povo, e a prova disso é a Reforma da Previdência”, ressaltou.

Paulo Afonso (BA)

Na primeira atividade do dia, em Paulo Afonso, foi realizado um ato no Sinergia – Sindicato dos Eletricitários – em defesa do setor elétrico e contra uma possível privatização do setor. Depois do ato, uma visita programada a Chesf – Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco – foi frustrada pelo totalitarismo da direção da companhia que impediu a entrada dos parlamentares e de dirigentes sindicais na empresa.

Canindé do São Francisco (SE)

Em Sergipe, a Caravana da Resistência realizou um ato no assentamento Adão Pretto, no município de Canindé do São Francisco. Foram coletadas assinaturas para o abaixo assinado Lula Livre. Criado em 2009, o assentamento conta com 92 famílias e a maior demanda no local é por recursos para a construção de casas.

Poço Redondo (SE)

A comitiva visitou também o assentamento Jacaré Curituba, no município de Poço Redondo. Com 836 famílias assentadas, em 36 agrovilas com 40 pessoas cada, o assentamento está localizado em um espaço histórico. Lá se encontra a Grota do Angico, lugar onde Lampião e seu bando foram encurralados e mortos por uma volante enviada pelo governo da época. O assentamento produz milho, quiabo, frutos, macaxeira. Um dos maiores assentamentos de produção irrigada da América Latina.

No local os integrantes da Caravana da Resistência também assistiram à apresentação culturais como encenação teatral, danças como pisada de lampião e xaxado, e também poesias. Toda a programação foi apresentada por jovens do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA).

Nossa Senhora da Glória (SE)

Em Nossa Senhora da Glória, a capital do Sertão sergipano, integrantes da Caravana participaram de uma roda de conversa com lideranças locais e o prefeito Chico do Correio (PT). O prefeito relatou ao líder do PT, deputado Paulo Pimenta, e aos deputados João Daniel e Valmir Assunção, os frutos da administração petista no município e as conquistas obtidas durante o governo Lula, a exemplo do campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no sertão. “São inúmeras obras que poderia citar, mas a Universidade Federal chegar ao sertão é ser a porta para o futuro do nosso povo”, ressaltou Chico.

O ato contou com a participação de vereadores petistas, de secretários municipais, representantes da direção nacional e estadual do MST, e de lideranças de movimentos sociais da região.

Monte alegre (SE)

Na última atividade em Sergipe, a Caravana da Resistência foi acolhida em Monte Alegre pelo grupo Raízes Nordestinas, no Sindicato do Trabalhadores Rurais do município, com muita música e cultura popular feita por jovens do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Participaram do ato a prefeita Nena, vereadores e secretários municipais, lideranças do MST e de sindicatos, os ex-prefeitos Roberto Araújo (Poço Redondo) e Manoel de Rosinha (Porto da Folha), além de trabalhadores e trabalhadoras rurais.

 

PT na Câmara e Assessoria dos deputados Paulo Pimenta, João Daniel e Valmir Assunção

Fotos: Márcio Garcez, Jonas Santos e Guto Guterres

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Boletim 627 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Boletim 627 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia Direto de São Bernardo do C…