Home Portal Notícias Manchetes Rui Costa é elogiado por parlamentares do PT diante dos ataques de Bolsonaro

Rui Costa é elogiado por parlamentares do PT diante dos ataques de Bolsonaro

7 min read
0

Parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara usaram suas redes sociais, nesta terça-feira (23), para criticar os ataques de Jair Bolsonaro ao governador da Bahia, Rui Costa (PT). Deputados e deputadas petistas repudiaram a postura de Bolsonaro no contexto da inauguração da ampliação do aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista (BA). A obra foi financiada pelos governos Lula e Dilma, no âmbito federal, e pelas gestões de Jaques Wagner e Rui Costa à frente do executivo estadual.

Rui Costa não compareceu à cerimônia e disse que Bolsonaro transformou esse momento histórico para a população de Vitória da Conquista num ato político, por meio de “uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo, como se fosse uma convenção político-partidária”.

O líder da Bancada do PT, deputado Paulo Pimenta (PT-RS) classificou de acertada a decisão do mandatário baiano. “O governador Rui costa está coberto de razão ao não ir a um evento feito para a claque de alguém que odeia o Nordeste como Bolsonaro. Aliás, o povo sabe que o aeroporto de Vitória da Conquista foi construído graças a Lula e Dilma, além de Jaques Wagner e do próprio Rui Costa!”, escreveu Pimenta no Twitter.

Pimenta reforçou a acusação de que Bolsonaro foi a Vitória da Conquista para evento de natureza politica. “Só entrou quem tinha nome na lista montada pelo governo. Não saiu do aeroporto, não pisou na cidade de gente que para ele é sinônimo de pau-de-arara e paraíba. Covardia é teu sobrenome, Jair Bolsonaro”, enfatizou o líder, mencionando a forma jocosa e desrespeitosa pela qual Bolsonaro se referiu aos nordestinos nos últimos dias.

Também em sua conta no Twitter, a deputada e presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann (PT-PR), lembrou que a última parcela da obra foi paga em 2018 e Bolsonaro não fez nada relacionado ao projeto. “[Bolsonaro] Vai lá ver o que o PT fez pelo Nordeste e pelo Brasil? Esse oportunista não deve mesmo esquecer o PT”, escreveu. A petista disse ainda que é “lamentável é sua ida a Bahia depois de agredir o povo nordestino e seus governadores”.

Waldenor Pereira (PT-BA), que é de Vitoria da Conquista, ressaltou de forma irônica o fato que levou Bolsonaro à cidade. “Ironia de todo o fato é que o aeroporto Glauber Rocha, cineasta filho da cidade, foi totalmente executado pelas gestões petistas na Bahia, com recursos do programa de expansão da aviação regional do governo Dilma. Sim, é isso mesmo. Bolsonaro vem à Bahia inaugurar obra petista”, provocou.

O deputado Joseildo Ramos (PT-BA) também se solidarizou com o seu conterrâneo. “Parabéns, governador Rui Costa. O povo da Bahia não admite essa postura rasteira do presidente Jair Bolsonaro. Que façam da inauguração o convescote político-partidário que possa ser conveniente. A nós, os responsáveis pela obra, cabe celebrar com quem realmente importa; o povo”, desabafou.

O deputado Nelson Pelegrino (PT-BA) elogiou a decisão do governador de não ir ao evento. “O governador Rui não participou da inauguração do Aeroporto de Vitória da Conquista porque o ato se tornou político-partidário daqueles que nem respeitam os nordestinos. Para ele, a entrega deveria ser feita com o povo e por quem trabalhou de verdade pela realização das obras”, observou.

Para o deputado Valmir Assunção (PT-BA), o presidente Bolsonaro é “uma ‘persona non grata’ em Vitória da Conquista, na Bahia, no Nordeste”.

Já o deputado Odair Cunha (PT-MG) disse que Bolsonaro “vai inaugurar uma obra pela qual não moveu um único dedo, sem o povo que ajudou a construí-la, pois sabe que o Nordeste o rejeita”.

Também manifestaram apoio e solidariedade ao governador Rui Costa os parlamentares Maria do Rosário (PT-RS), Paulo Teixeira (PT-SP) e Erika Kokay (PT-DF).

Benildes Rodrigues

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Mujica critica “prisão injusta” de Lula em ato de campanha no Uruguai

Neste sábado (19), no último ato do seu partido na campanha para as eleições do Uruguai, o…