Home Portal Notícias Oposição consegue grande vitória e reduz tempo de contribuição de homens de 20 anos para 15 anos

Oposição consegue grande vitória e reduz tempo de contribuição de homens de 20 anos para 15 anos

3 min read
1

Os parlamentares da Oposição(PT, PCdoB, PSOL, PSB, PDT e Rede), com apoio de deputados de partidos da base do governo, conseguiram, em plenário, uma grande vitória para os trabalhadores brasileiros. Por 445 votos a 15 foi aprovado um destaque do PSB, que diminuiu de 20 anos para 15 anos o tempo de contribuição exigido para o homem na transição para a aposentadoria por idade no Regime Geral de Previdência Social (RGPS). O PT voto a favor e ao encaminhar o voto favorável do partido, a deputada Luizianne Lins (CE) afirmou que foi uma redução de danos as “maldades” aprovadas no texto-base da reforma.

O texto base da reforma previa um acréscimo ao tempo mínimo de contribuição de seis meses a cada ano, a partir de 2020, até atingir 20 anos.

A deputada Luizianne Lins destacou que, se o cálculo proposta na reforma de Bolsonaro estivesse mantido em 2016, cerca de 7 milhões de homens brasileiros não aposentadoria. “O que significa que a cada ano 700 mil homens perdem o direito sagrado de se aposentar, criando no Brasil uma legião pessoas desprotegidas na velhice”, lamentou.

O deputado Alencar Santana Braga (PT-SP), reforçou o argumento, citando que mais de 57% dos homens que aposentaram em 2016 não teriam esse direito se essas regras tivessem em vigor. “E os mais graves é que seriam os mais humildes e mais pobres que seriam afetados por essa crueldade. O que aprovamos aqui hoje foi a redução de danos”, enfatizou.

E o deputado Henrique Fontana (PT-RS) acrescentou que a destaque aprovado faz justiça social porque o trabalhador que ganha menores salários e que aposenta por idade, aos 65 anos, na maioria das vezes não teve o direito de ter carteira por mais de 15 anos, principalmente “no Brasil real do desemprego. Seria uma covardia elevar a exigência do tempo de contribuição para 20 anos”, frisou.

Vânia Rodrigues

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Após denúncia de Bebianno, Rogério Correia protocola convocação de Moro para explicar convite de Bolsonaro antes das eleições

O vice-líder da Bancada do PT na Câmara, deputado federal Rogério Correia (MG), protocolou…