Home Portal Notícias Rosa Neide apresenta emendas para garantir que a Funai demarque as terras indígenas

Rosa Neide apresenta emendas para garantir que a Funai demarque as terras indígenas

2 min read
0

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) apresentou na terça-feira (25), emendas à medida provisória (MP 886/19) para garantir que as tarefas de identificação, delimitação, demarcação e registros de terras dos povos indígenas permaneçam como competência da Fundação Nacional do Índio (Funai), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

Para parlamentar, se a MP for aprovada os conflitos entre indígenas e latifundiários podem se acirrar. “Não podemos deixar que a decisão do Congresso de manter a demarcação de terras indígenas sobre a responsabilidade do Ministério da Justiça seja, agora, revertida”, afirmou.

O ministro do Supremo Tribunal (STF) Luís Roberto Barroso se manifestou na segunda-feira (24), na mesma direção e argumentou que a transferência da competência para a demarcação das terras indígenas foi igualmente rejeitada. Ele destacou, ainda, que a jurisprudência do Supremo é “igualmente pacífica, reconhecendo a impossibilidade de tal reedição”.

Por fim, Rosa Neide explicou que a modificação das atribuições das pastas pode gerar conflitos, violências e profundos retrocessos relacionados aos esforços de garantia dos direitos indígenas.

Assessoria de Comunicação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PEC das Prerrogativas seguirá rito processual, com análise em comissão especial antes do Plenário

A PEC das Prerrogativas (proposta de emenda à Constituição 3/21), que trata da imunidade p…