Home Portal Notícias Paulo Pimenta denuncia no Parlamento Europeu participação secreta e ilegal dos EUA na Lava Jato

Paulo Pimenta denuncia no Parlamento Europeu participação secreta e ilegal dos EUA na Lava Jato

4 min read
0

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), vai entregar nesta terça-feira (18), no Parlamento Europeu, em Bruxelas, um relatório* pormenorizado em que denuncia a participação dos Estados Unidos na Operação Lava Jato, num esquema que contrariou a Constituição brasileira, já que a ação foi realizada de maneira informal e sob completo desconhecimento do Ministério da Justiça, a quem cabe monitorar a cooperação judicial entre o Brasil e outros países. O documento, que foi traduzido para o inglês, denuncia também a prática de lawfare – o uso de instrumentos jurídicos com objetivos políticos e partidários – contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT.

O material será entregue durante reunião que Pimenta manterá com parlamentares do Partido da Esquerda Europeia e do bloco da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica.

O líder petista vai debater com seus colegas europeus os desafios da esquerda diante do avanço da extrema direita em vários países, incluindo a importância da unidade entre as forças progressistas no cenário atual.

#VazaJato

A agenda de Pimenta nesta terça-feira inclui visita à Universidade Livre de Bruxelas, onde vai debater a situação brasileira e os diversos retrocessos que vêm sendo implementados no Brasil pelo governo de Jair Bolsonaro, além do escândalo das conversas que mostram o conluio entre o ex-juiz entre Sérgio Moro e os procuradores da Operação lava Jato, cuja força-tarefa no Ministério Público Federal é coordenada por Deltan Dallagnol.

O líder petista vai também encontrar integrantes do Comitê Lula Livre em Bruxelas, o qual, a exemplo de outros comitês espalhados pelo mundo afora, tem o objetivo de amplificar as denúncias sobre a prisão política e arbitrária do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há mais de 14 meses encarcerado como prisioneiro político da Lava Jato sem que tenham esgotado os recursos a serem julgados.

O relatório a ser distribuído por Paulo Pimenta será divulgado no site do PT na Câmara às 13h.

PT na Câmara

Foto: Comitê Lula Livre Bruxelas

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas questionam no Ministério Público transferência do acervo da Fundação Palmares para prédio com avarias

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara entraram com ações na Procuradoria-Geral da Repúb…