Home Portal Notícias Previdência: Bolsonaro tentará brecha para reincluir Capitalização na reforma

Previdência: Bolsonaro tentará brecha para reincluir Capitalização na reforma

3 min read
0

Jair Bolsonaro (PSL) não desistiu da Capitalização na reforma da Previdência. O governo tentará uma brecha para reincluir o sistema, que entrega as aposentadorias aos bancos, na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que foi enviada ao Congresso Nacional.

Segundo reportagem do O Globo, os interlocutores de Bolsonaro tentarão negociar com o relator da reforma, o deputado Samuel Moreira (PSDB), as alterações no parecer, que foi apresentado na semana passada na comissão especial da Câmara dos Deputados. O documento excluiu a Capitalização da proposta inicial.

O regime que favorece os bancos é defendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e obriga os trabalhadores a pouparem a própria aposentadoria. No modelo atual de repartição, por sua vez, as contribuições vão para um mesmo fundo que é repartido, inclusive, com os trabalhadores aposentados. O parecer de Moreira começa a ser discutido nesta terça-feira (18).

Além da Capitalização, o governo quer que a criação de uma contribuição temporária extraordinária para os trabalhadores de regimes próprios de previdência – servidores de União, estados e municípios – volte para a PEC.

Capitalização eleva miséria

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou um estudo, em maio deste ano, que constatou que a Capitalização deu errado em 60% dos países que a adotaram. O levantamento apontou que 18 dos 30 países que aplicaram o sistema tiveram que reverter a medida por conta do desastre causado na seguridade social dos trabalhadores.

A Capitalização causou impactos sociais e econômicos e elevou ainda mais a diferença de renda entre as classes sociais. Na América Latina, Chile, Colômbia, México e Peru tem revisado suas Previdências, já que o valor dos benefícios recebidos pelos aposentados era muito baixo.

 

Por ReformaDaPrevidênciaBrasil.com.br

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Em novo diálogo, revelado por Veja, Deltan fala de encontros fortuitos com Gebran do TRF4

O procurador Deltan Dallagnol comenta em um chat com outros colegas do MPF: “O Gebran tá f…