Home Portal Notícias Seminário nacional de acompanhamento do PNE em Natal nesta quinta

Seminário nacional de acompanhamento do PNE em Natal nesta quinta

6 min read
0

No próximo dia 13, quinta-feira, a subcomissão especial destinada a “acompanhar, monitorar e avaliar o processo de implementação das estratégias e do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação – PNE”, criada no âmbito da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, irá realizar o Seminário Nacional de Acompanhamento do PNE, a atividade será iniciada às 14h, no auditório deputado Cortez Pereira (Plenarinho) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A deputada Natália Bonavides (PT-RN) é a relatora da subcomissão responsável, sendo também membro da Comissão de Educação da Câmara Federal, tendo na educação uma das principais pautas do mandato.

“Debater sobre o Plano Nacional de Educação é algo essencial na atual conjuntura do País. O PNE, que não é apenas uma política de governo, mas uma verdadeira política de Estado com vistas ao desenvolvimento nacional, está prejudicado e ameaçado pelas políticas do atual governo. O PNE garante a ampliação do direito à educação para todas e todos, e garantir sua efetividade é tarefa fundamental para quem defende a democratização e a melhoria da qualidade da educação. Este seminário é apenas uma primeira medida da subcomissão e servirá para apontar outras atividades por todo o País, por isso é muito importante a presença de todas e todos”, declarou a deputada Natália Bonavides, relatora da Subcomissão organizadora.

O Seminário tem como objetivo apresentar os trabalhos da Subcomissão de Acompanhamento das Metas do PNE, além de colher sugestões sobre como o Congresso Nacional pode incidir no cumprimento das metas. O evento terá a participação de parlamentares da Comissão de Educação, da governadora Fátima Bezerra, de representantes de trabalhadores em educação, de dirigentes estaduais e municipais da educação, além de representantes do movimento estudantil.

O Seminário é aberto à comunidade, se inscreva por meio do link: https://forms.gle/MuaJeuaqLh83wqSp8

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

O PNE determina as metas, as estratégias e as diretrizes para a política educacional no período de 2014 a 2024, desde a aprovação da Lei n° 13.005/2014, assinada pela Presidenta Dilma Rousseff. Estão entre as metas do PNE:

I – Erradicação do analfabetismo;

II – Universalização do atendimento escolar;

III – superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação;

IV – Melhoria da qualidade da educação;

V – Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade;

VI -Promoção do princípio da gestão democrática da educação pública;

VII – promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do País.

Outras metas também fazem parte do Plano, adquira mais informações no link. http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014

PROGRAMAÇÃO

14h – Mesa: Balanço dos Cinco anos do PNE

16h–Mesa- Financiamento, Metas do PNE, Qualidade da Educação, Autonomia e Valorização Profissional.

17h00 Debate

17h40 Encerramento

SERVIÇO

SEMINÁRIO NACIONAL DE ACOMPANHAMENTO DO PNE EM NATAL

Quando: 13 de Junho (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: Auditório Deputado Cortez Pereira (Plenarinho) da Assembleia Legislativa do RN

Inscrições: https://forms.gle/MuaJeuaqLh83wqSp8

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/312023189740350/

Assessoria de Comunicação

Foto – Gabriel Paiva

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT cobra da PGR suspensão de edital cultural da Eletrobrás por suspeita de direcionamento

Bancada do PT na Câmara protocolou nesta sexta-feira (16), na Procuradoria-Geral da Repúbl…