Home Portal Notícias CCJ aprova parecer contrário ao decreto das armas de Bolsonaro. Matéria vai ao Plenário com urgência

CCJ aprova parecer contrário ao decreto das armas de Bolsonaro. Matéria vai ao Plenário com urgência

2 min read
0

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado acatou, por 15 votos a 6, as propostas que anulam o decreto de Bolsonaro flexibilizando a posse e o porte de armas de fogo.

Na manhã desta quarta-feira (12), a CCJ rejeitou o relatório do senador governista Marcos do Val (Cidadania-ES) que era contrário aos sete Projetos de Decreto Legislativo (PDL) sustando a medida do Executivo.

A Bancada do PT é autora de um dos PDLs que tornam sem efeito o decreto de Bolsonaro.

O colegiado considerou, por maioria, que o presidente extrapolou suas atribuições ao tentar alterar uma legislação aprovada pelo Congresso — o Estatuto do Desarmamento — por meio de um decreto.

A decisão é um recado claro: “O que estamos dizendo aqui a esse governo que não preza a vida é que é preciso ir devagar com esse andor”, resumiu o líder do PT, senador Humberto Costa (PE).

A anulação dos decretos de Bolsonaro segue agora para o Plenário do Senado em regime de urgência. O que será analisado, como parecer da CCJ é o voto em separado do Senador Veneziano Vital do Rego (PSB-PB), que acatou o conteúdo dos PDLs e entendeu que houve usurpação de funções do Legislativo, da parte de Bolsonaro, ao tentar modificar o Estatuto do Desarmamento por decreto.

 

PT no Senado

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT cobra da PGR suspensão de edital cultural da Eletrobrás por suspeita de direcionamento

Bancada do PT na Câmara protocolou nesta sexta-feira (16), na Procuradoria-Geral da Repúbl…