Home Portal Notícias Comissão de Legislação Participativa debate cortes na educação

Comissão de Legislação Participativa debate cortes na educação

4 min read
0

A temática que esquentou as ruas do Brasil virou assunto na quarta-feira (22) na Comissão de Legislação Participativa (CLP). O contingenciamento dos recursos da educação e os impactos na manutenção e funcionamento das instituições de ensino foram temas de ampla discussão em audiência pública. Contribuíram com a discussão entidades representativas do setor como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Cnte), Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Fórum Nacional de Dirigentes de Campus Fora de Sede e Multicampi dos Ifes (Forcampi).

O deputado Rogério Correia (PT-MG) denunciou o desmonte da educação e a falta de diálogo do governo federal. “O ministro [da Educação] não apresenta um projeto, só faz provocações a estudantes e aos brasileiros. Se trata de um ministério que não tem uma proposta para os problemas da educação”, concluiu.

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), presidente da CLP, reiterou a importância da pauta e apostou no crescimento da mobilização. “Há uma grande expectativa para o dia 30, que terá uma mobilização muito maior! Eles precisam entender que na educação não se mexe! Não podem acabar com nosso futuro, nossa soberania e ciência”. Ele também ressaltou que as instituições de ensino estão com a corda no pescoço. “Na minha região em Minas, os institutos federais e universidades estão inteiramente mobilizados para defender o que é seu por direito. Sem isso, logo fecham as portas”, alertou.

O governo também mandou como representante Weber Gomes, coordenador-geral de Planejamento e Orçamento das instituições federais de ensino, que deixou claro em sua intervenção na audiência, que o governo Bolsonaro trata a educação como gasto e não como investimento.

A audiência foi proposta pela deputada Erika Kokay (PT-DF) e pelos deputados petistas Alencar Santana Braga (SP), Rogério Correia (MG), Leonardo Monteiro (MG), Luizianne Lins (CE), Padre João (MG), Patrus Ananias (MG) e Pedro Uczai (SC).

 

Assessoria de Comunicação

Foto – Will Shutter/Agência Câmara

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT cobra da PGR suspensão de edital cultural da Eletrobrás por suspeita de direcionamento

Bancada do PT na Câmara protocolou nesta sexta-feira (16), na Procuradoria-Geral da Repúbl…