Home Portal Notícias Padre João critica aumento desenfreado na liberação do uso de agrotóxicos

Padre João critica aumento desenfreado na liberação do uso de agrotóxicos

3 min read
0

Infelizmente o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos em todo o mundo. No País, a palavra agrotóxico é utilizada para denominar os defensivos agrícolas, pesticidas, praguicidas, biocidas, agroquímicos, produtos fitofarmacêuticos ou fitossanitários, mas todos são químicos usados na agricultura. Infelizmente o governo afrouxa e afronta a legislação, ao liberar sem controle o uso de mais venenos à agricultura brasileira.

Apesar de oferecer um risco para a sociedade, o governo de Jair Bolsonaro, desde que assumiu em 1º de janeiro de 2019, já liberou 169 novos agrotóxicos para serem colocados nas mesas dos brasileiros. De acordo com o deputado Padre João (PT-MG), “precisamos barrar este absurdo que vem acontecendo no País. É preciso garantir que alimentos saudáveis sejam colocados nas mesas da nossa gente”, destaca.

Todo registro de novos agrotóxicos é feito pelo Ministério da Agricultura (Mapa). O órgão é responsável por verificar a eficiência do produto no combate às pragas no campo, mas além do Mapa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisa avaliar os riscos à saúde, enquanto o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) faz a análise dos perigos ambientais. Ambientalistas também estão muito preocupados com a grande quantidade de novos agrotóxicos que são liberados no Brasil pelo atual governo.

Para Padre João, já ficou comprovado que o País não precisa de agrotóxicos. Eles são dispensáveis e ainda provocam várias doenças, como câncer, mutação genética, puberdade precoce, alergias, depressão e suicídio. “É urgente barrar os projetos de lei que estejam ligados ao Pacote do Veneno”, alerta Padre João. “A liberação de agrotóxicos oferece mais riscos à nossa sociedade, à saúde pública e ao meio ambiente. É preciso mudar o jeito de produzir, dispensando o uso dos agrotóxicos, produzindo de maneira agroecológica e orgânica, respeitando a mãe terra”, finaliza Padre João.

 

Assessoria de Comunicação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas denunciam perseguição do MPF ao jornalista Glenn Greenwald, que revelou os crimes da Lava Jato

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais nessa terça-feira (21) …