Home Portal Notícias Comissão de Educação debate a realização do Enem 2019

Comissão de Educação debate a realização do Enem 2019

3 min read
0

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou na terça-feira (14), audiência pública sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O requerimento é de autoria da deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) e do deputado Alencar Santana (PT-SP). A atividade contou com a presença do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Elmer Coelho, e do vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal (UBES), Marcelo Acácio.

Segundo Rosa Neide, o Enem se tornou um instrumento fundamental para acesso dos estudantes ao ensino superior. “Além da “comissão de censura” proposta por Bolsonaro, nós também estamos preocupados com o cronograma, a impressão da prova e as condições para realização do exame”, explicou a parlamentar.

Para o deputado Alencar Santana, a educação precisa ser prioridade, e a censura que o governo quer impor compromete a realização do Enem. “A educação sofre ataques desde o início do ano. Esperamos que não haja nenhum tipo de acesso ao conteúdo das provas, nem mesmo pelo presidente da República”, afirmou.

Estudantes

O representante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) Marcelo Acácio demonstrou preocupação com o corte dos recursos à educação. “Nós, estudantes, enxergamos que é importante investir na educação. Não aceitaremos a desvinculação dos recursos para as universidades, ensino básico e técnico”, disse.

Ao final da audiência, Rosa Neide destacou que os ataques do governo Bolsonaro à educação têm desestimulado os jovens e adultos a buscar alternativas para ampliação da escolarização. “O Enem foi importante para o crescimento das matrículas em universidades federais que saltaram de 544 mil estudantes em 2003, para quase 1 milhão e 500 mil. Sem falar as 2 milhões de bolsas ofertadas pelo Prouni e 2,5 milhões de estudantes que foram alcançados com o FIES”, lembrou.

Assessoria de Comunicação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Boletim 576 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Boletim 576 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia Direto de Curitiba – 19/9/2…