Home Portal Notícias Militarização da educação fere os direitos constitucionais, afirma Rosa Neide

Militarização da educação fere os direitos constitucionais, afirma Rosa Neide

3 min read
0

A comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, na quinta-feira (9), seminário sobre a Militarização das escolas e os desafios da gestão democrática e da educação de qualidade para todos. A atividade foi proposta pela deputada Professora Rosa Neide (PT). A parlamentar afirmou que a segurança pública precisa ser o melhor parceiro da escola e que precisam caminhar juntas, mas com papeis diferenciados.

“Até onde vai o papel da Polícia e qual é o do professor? Essa é uma pergunta bastante importante. Nós não podemos confundir as funções, as duas categorias precisam trabalhar em harmonia. A militarização da educação fere os direitos fundamentais garantidos na Constituição”, observou Rosa Neide.

A deputada de Mato Grosso também lembrou que a educação promovida pelo Exército e pelas polícias, entre outras instituições, gera divisão. “Para a sociedade só a escola militar é de qualidade e a escola pública não militarizada é abandonada e indesejada. Nós queremos que o melhor seja ofertado não somente a uma minoria, mas também para a maioria”, cobrou.

A coordenadora do Comitê DF da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Catarina de Almeida, alertou que os professores não querem guerra com a polícia. “Nós entendemos o papel que os policiais têm, mas o lugar deles é garantindo a segurança. Se nem todo mundo pode ser policial, não é qualquer um que pode ser professor”, argumentou.

Segundo a doutora e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Miriam Alves a militarização das escolas é um projeto de exclusão. “Opções são para aqueles que podem escolher, mas parte da população brasileira não tem essa oportunidade. Portanto, é preciso melhorar a rede escolar brasileira defendendo a gestão democrática, oferecendo educação de qualidade e apresentando um projeto de formação para a nação brasileira”, defendeu.

Assessoria de Comunicação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Glenn Greenwald participa de audiência na Comissão de Direitos Humanos para tratar dos escândalos da Lava Jato

GLENN GREENWALD NA CDH – O jornalista do The Intercept Brasil participa de audiência…