Home Portal Notícias Bolsonaro quer fechar as universidades públicas brasileiras, denuncia Frei Anastácio

Bolsonaro quer fechar as universidades públicas brasileiras, denuncia Frei Anastácio

3 min read
0

O deputado Frei Anastácio (PT-PB) afirmou que o governo Bolsonaro já colocou em prática sua política de fechamento das universidades públicas do País. “Já vieram os ataques para fechamento de cursos e agora vem o corte de recursos na ordem de 30%. Essa medida desastrosa deixará as universidades fragilizadas”, criticou o deputado.

A reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz, já está estudando reduzir o número de funcionários terceirizados e prontamente já suspendeu concessões de passagens internacionais.

“Até agora, o Ministério da Educação foi o mais afetado com cortes no governo Bolsonaro, de R$ 7,4 bilhões cortados em apenas quatro meses de gestão. É preocupante e sintomático que os maiores cortes tenham sido justamente feitos na área da educação”, observou o deputado.

Com o anúncio do corte, a UFPB já planeja enxugar o quadro de funcionários. “Vários setores da universidade perderão parte dos funcionários que ajudam a instituição a funcionar, como vemos hoje. Isso resultará numa precarização do ensino e do bom funcionamento da UFPB, assim como um aumento no número de desempregados no País”, lamentou o parlamentar.

Uma reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraud, reitores de universidades e a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (Andifes) está sendo articulada para que essa decisão possa ser revista.

“Precisamos unificar a luta contra todos os ataques que estamos sofrendo no governo Bolsonaro e mostrar a força do movimento estudantil. Estarei em defesa da educação e na luta em defesa das instituições federais, como instrumento de transformação social”, concluiu Frei Anastácio.

 

Assessoria de Comunicação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Glenn Greenwald participa de audiência na Comissão de Direitos Humanos para tratar dos escândalos da Lava Jato

GLENN GREENWALD NA CDH – O jornalista do The Intercept Brasil participa de audiência…