Home Portal Notícias Em missão oficial em Cuba, Padre João participa de encontro pela resistência e pela liberdade de Lula

Em missão oficial em Cuba, Padre João participa de encontro pela resistência e pela liberdade de Lula

6 min read
0

Desde o dia 29 de abril, o deputado  Padre João (PT-MG) está em Missão Oficial na República de Cuba. O parlamentar foi convidado pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos, que em carta convite solicitou a presença dele e do parlamentar Valmir Assunção, também do Partido dos Trabalhadores, para acompanhar a grande jornada de Reafirmação e Apoio Popular de sua revolução e protesto socialista.

Foi diretamente da Praça da Revolução, em Havana, que Padre João mandou sua mensagem para as trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, na quarta-feira, dia 1º de maio, com forte incentivo para a luta por seus direitos, pelo restabelecimento da democracia e da justiça social e pela liberdade do maior líder da classe trabalhadora e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Nos atos do 1º de maio em Cuba, que mobilizou milhões de pessoas nas ruas de Havana, houve uma forte presença de cartazes e pedidos em prol da campanha Lula Livre, além de bandeiras e cartazes pedindo pelo Brasil, que passa por série de retrocessos, além da forte intervenção estadunidense”, explica Padre João, que ainda ressalta: “a força do povo cubano e o seu ensejo de liberdade a Lula é um estimulo ao nosso povo, que está na luta por justiça”.

“É uma honra participar deste 1º maio da festa dos trabalhadores e trabalhadoras em Cuba. Eles são para nós brasileiros como um exemplo de luta e de resistência. Nunca tivemos no Brasil um Dia do trabalhador com tanto ataque como este, onde o cidadão está ameaçado nos seus direitos mais básicos”.

Encontro Internacional de solidariedade a Cuba: Lula Livre e debates sobre Venezuela marcam evento em Havana

O Encontro dos Mil Amigos de Cuba é parte crucial da Missão Oficial do deputado federal Padre João no país. A reunião ocorreu nesta quinta-feira, dia 2 de maio, no Palácio de Convenções de Cuba. Entre os mais de mil participantes, de 57 países do mundo, estavam autoridades do país anfitrião, representações diplomáticas e de movimentos e uma delegação brasileira somando esforços entre as discussões.

Padre João explica que mais uma vez, os Estados Unidos quer interferir na república cubana. “Trump ameaça Cuba de embargo econômico mais severo, aplicando a Lei Helms-Burton de 1966. A ONU sempre condenou o bloqueio. Em 2015, dos 193 países membros da entidade, 192 votaram pelo fim do bloqueio. Só o voto dos EUA foi favorável a manter. Trump quer aplicar a lei e voltar com sanções mais severas a Cuba, alegando que Cuba ajuda a manter Maduro na Venezuela”, finaliza.

“A reunião dos Mil Amigos de Cuba faz parte do encontro nacional de solidariedade a esta nação, mas nesta ocasião foi destacada de fato a verdadeira situação do Brasil, da Venezuela e de Cuba, que vivem sob o ataque constante de países como os Estados Unidos e das grandes potências, que sempre almejam intervir na política, na vida e nos bens dos demais países do mundo”, afirma o deputado federal Padre João.

Ainda na reunião, conforme relata Padre João, foi forte o apelo internacional para exigir a liberdade de Luiz Inácio Lula da Silva, nosso ex-presidente e companheiro do Partido dos Trabalhadores, preso político deste abril de 2018.

 

Assessoria de Comunicação

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

José Guimarães apresenta projeto para barrar exclusão de 17 ocupações do MEI

Proposta susta efeitos de resolução que retira direitos de profissionais ligados, entre ou…